Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas


CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON


"Eu Creio:
Que o homem e o mundo são governados por leis naturais.
Que a Ciência integrou o homem ao Universo, alargando a unidade constituída pela mulher, criando, assim, modesta e sublime: simpatia para com todos os seres de quem, como poverello, se sente irmão.
Que a Ciência, estabelecendo a inatidade (sentimento nato) do amor, como a do egoísmo, deu ao homem a posse de si mesmo. E os meios de se transformar e  se aperfeiçoar.
Que a Ciência, a Arte e a Indústria hão de transformar a Terra em Paraíso, para todos os homens, sem distinção de raças, crenças, :nações – banido os espectros da guerra, da miséria, da moléstia.
Que ao lado das forças egoístas – a serem reduzidas a meios de conservar o indivíduo e a espécie – existem no coração do homem: tesouros de amor que a vida em sociedade sublimará cada vez mais.
Nas leis da Sociologia, fundada por Augusto Comte, e por que a missão dos intelectuais é, sobretudo, o preparo das massas humanas :desfavorecidas, para que se elevem, para que se possam incorporar à Sociedade.
Que, sendo, incompatíveis às vezes os interesses da Ordem com os do Progresso, cumpre tudo ser resolvido à luz do Amor.
Que a ordem material deve ser mantida, sobretudo, por causa das mulheres, a melhor parte de todas as pátrias e das crianças, as pátrias do futuro.
Que no estado de ansiedade atual, a solução é deixando o pensamento livre como a respiração, promover a Liga Religiosa, :convergindo todos para o Amor, o Bem Comum, postas de lado as divergências que ficarão em cada um como questões de foro íntimo, sem perturbar a esplêndida unidade – que é a verdadeira felicidade. "
General Cândido Rondon


Bandeira
Brasão
História
Atrativos

Fotos
Vídeos


BANDEIRA

A bandeira do município de Marechal Cândido Rondon é terciada em faixas, sendo elas laterais verdes, com cinco módulos de largura e a central branca, com quatro módulos, carregada de sobre faixa vermelha de um módulo, que parte do vértice de um triângulo isósceles branco, firmado na tralha, onde o brasão municipal é aplicado. 

 

Voltar



BRASÃO


O brasão representa o governo municipal. O triângulo branco representa a própria cidade e a cor branca simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade, representando a irradiação do poder municipal que se expande para todos os quadrantes de seu território. A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia. As faixas laterais verdes são símbolos de honra, civilidade, cortesia, alegria e abundância, lembra os campos verdejantes da primavera, fazendo “esperar” copiosa colheita.

O Brasão do município de Marechal Cândido Rondon homenageia o grande militar sertanista Marechal Cândido Rondon. Contempla as atividades econômicas do município, que tem por base a cortesia, a alegria e a abundância da agricultura e a industrialização de seus produtos.
O verde simboliza civilidade, cortesia, alegria e abundância; a cor preta, austeridade, prudência, soberania, moderação, firmeza de caráter e o vermelho, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia de seu povo.

Voltar



HISTÓRIA

Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica germânica onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam a cultura europeia.
A ocupação do território local foi estimulada a partir das ações da Empresa Colonizadora, denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A – Maripá, em meados dos anos cinquenta. A busca do alargamento da fronteira agrícola, aliada à proposta de exploração da erva mate, a policultura de subsistência, dentre outros fatores econômicos, foram determinantes à formação do núcleo populacional que deu origem ao município de Marechal Cândido Rondon.

A Companhia Colonizadora Maripá, além de explorar as riquezas vegetais presentes no território Oeste do Paraná, desmembrou o espaço em pequenas propriedades rurais e comercializou-as para colonos oriundos dos vizinhos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo e, em 25 de julho de 1960, através de lei sancionada pelo então governador Moisés Lupion, passou à condição de município, recebendo o nome de Marechal Cândido Rondon. A emancipação política do município foi em 1960.

Voltar

ATRATIVOS 

Entre os atrativos turísticos e os aspectos culturais de Marechal Cândido Rondon, está a Oktoberfest, festa tradicional alemã, onde além de muito chopp e dança, é servido Café Colonial e pratos típicos germânicos. Outra festa gastronômica é a “Festa Nacional do Boi no Rolete”, que ocorre anualmente e faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Feiras, exposições de orquídeas, festival de pratos típicos e café colonial são atratividades muito apreciadas pelos moradores e visitantes na ExpoRondon – Feira da Indústria e Comércio.

Nesta cidade, o visitante encontra belas orquídeas e atividades como o Rafting, o Turismo Rural, esportes náuticos e a pesca esportiva.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - DADOS

TERRITÓRIO: 748 Km²

POPULAÇÃO: 49773 habitantes (IBGE Censos 2010),

CLIMA: subtropical úmido mesotérmico com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses mais frios é inferior a 18 graus centígrados.

RELEVO: predominantemente suave ondulado.

VEGETAÇÃO: subtropical, pereniólia.

SOLO: argiloso, profundo e bem drenado.

Voltar

Fotos

Entrada do Centro de Eventos Fachada Lateral do Centro de Eventos Prefeitura Municipal - Parte da Frente com Visão para o Memorial
Portal da Cidade de Marechal Cândido RondonAtrativo da Praça Willy Barth Vista Aerea de Marechal Cândido Rondon
Lago Municipal Lago Municipal Ponto Turistico - Cachoeira da Onça

Centro Esportivo Nei Braga Forum Municipal Memorial e ao Fundos a Prefeitura
Casa Gaza Vários Pontos do Município de Marechal Cândido Rondon
Imagens: Prefeitura Municipal e retirados da Internet




Vídeos



Grupo Terra Vermelha
Música Beto Capello - Letra Reinaldo Godinho - Arranjo Julio C. Lima.
Vídeo do Yotube


Meu Paraná - TV Globo - Cahoeira da Onça
Vídeo Youtube


Meu Paraná - TV Globo -  História Casa Gaza 
Vídeo Youtube

 Voltar






































Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito