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"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento."

Abraham Maslow 




04/07/2012 - ALUNA CAROLINA D. B. ECKARDT RECEBEU PRÊMIO NACIONAL
A aluna Carolina Daniele Bianchini Eckardt, aluna do 2 º ano do Curso de Formação de Docentes, ganhou o prêmio oferecido em forma de Concurso pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad, do Ministério da Justiça, participou do concurso nacional de Vídeo e quer contou com a participação (de seis vídeos do Colégio) de nossa escola no desenvolvimento de uma campanha de prevenção, cujo tema é: PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS É UM COMPROMISSO DE TODOS. Tendo como professora responsável Marlene Haboski de Amorin. O título do vídeo: "Vício Saudável". Recebeu o Prêmio juntamente com a prof.ª Marlene no Distrito Federal Parabéns Carolina, você merece! Veja o vídeo da aluna e foto do evento de entrega do prêmio.

O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano D, 9º ano E, 1º ano Normal, 2º ano Normal.

A proposta foi de que elaborassem um texto com o tema: Prevenção ao uso de drogas- e compromisso de todos. Depois de produzido o texto, este deveria ser sintetizado em um vídeo de um minuto. O trabalho poderia ser desenvolvido em grupos de ate três alunos. A exposição dos vídeos aconteceu em sala de aula e foram enviados seis vídeos do colégio.

Como o concurso objetivava a participação de alunos regularmente matriculados no ensino fundamental ou no ensino médio, os alunos tiveram que enviar junto com o vídeo em CD, o comprovante de matricula.

O projeto foi gerenciado pela professora Marlene Haboski Amorin.



Vídeo




07/04/2011 - ESTRANGEIRISMO NO BRASIL

O estrangeirismo em nossa língua portuguesa já é frequente em nosso cotidiano. Tudo isso devido o fato, de nós termos sido influenciados por inúmeras culturas, seja Europeia, Oriental, Africana, Latina ou da América do Norte, mais precisamente dos Americanos.
Trabalho realizado pelos alunos do 4º normal sobre Estrangeirismo.
O trabalho foi orientado pela professora de Inglês, Marlei Valer.
Os alunos pesquisaram em casa, na escola, em revistas, internet, rótulos de produtos palavras ou expressões em inglês que são usadas aqui no Brasil, chamadas “estrangeirismos.”
Os trabalhos foram expostos no mural da escola para que os alunos das outras turmas pudessem apreciar a exposição.


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2010
CULTIVANDO ÀGUA BOA +8.
MOSTRA DE TRABALHOS  2010 
RESGATANDO AS HISTÓRIAS INFANTIS

PRÁTICAS SÓCIO EDUCATIVAS AMBIENTAIS: PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA
METODOLOGIA DA ARTE - DANÇAS TÍPICAS DAS REGIÕES DO BRASIL
REUNIÃO COM PAIS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES

Cultivando Àgua Boa +8.
Como atividade de encerramento do Projeto do PDE da Profª Mª de Fátima: Práticas Socioambientais Educativas, os alunos do 2º Ano de Formação de Docentes, estiveram participando do Cultivando Água Boa +8. Somos a mudança que queremos no planeta - realizado em Foz do Iguaçu nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010
Na oportunidade participaram da oficina temática Gestão por bacias hidrográficas. A profª Mª de Fátima apresentou no espaço Multi curso ( parcerias da Fundação Roberto Marinho e Itaipu) Água Boa a experiência das práticas socioambientais desenvolvidas no Colégio Eron Domingues.
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Mostra de Trabalhos 2010
Trabalhos realizados pelo Curso de Formação de Docentes, executados durante o ano letivo de 2010. Foram apresentados, teatro, exposição visual de trabalho, avental, livros gigantes, álbum da vida, maquetes, máscaras confeccionadas em gesso. 


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Resgatando as Histórias Infantis - Apresentação 3º  Ano Formação de Docentes.

Conteúdo:
Resgate das histórias infantis.
Peças Apresentadas: 
Dona Baratinha, Cinco Ovelhinhas, Cinderela e A Bruxa quer se Casar.
Objetivo:
-Conhecer e apreciar diferentes linguagens artísticas, respeitando-as.
-Desenvolver a imaginação, a criatividade, a ludicidade e a fantasia como expressão da infância.
-Observar a linguagem corporal e gestual adequando-as as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressando ideias, sentimentos, necessidades e desejos.
-Desenvolver o interesse pela própria produção e a dos colegas, ampliando seu conhecimento de mundo e de cultura.
-Vivenciar a prática pedagógica.
Metodologia: 
Durante as aulas de disciplina de Metodologia do ensino de português e alfabetização com a professora Maristela será montado os grupos e definidas as histórias que serão apresentadas em forma de teatro.
Nas aulas da disciplina da prática de ensino, com a professora Adaiana, cada grupo elaborara um projeto com a sua história, buscando nas bibliografias indicadas, as justificativas para o projeto.
Depois do projeto elaborado cada grupo se organizará nas aulas das disciplinas de Metodologia do ensino de português e alfabetização e prática de ensino, para os ensaios e confecção de cenários para a apresentação teatral.
O convite será estendido a todas as instituições municipais e particulares de ensino a fim de atingir o público-alvo, educação infantil e séries iniciam, os quais agendarão com antecedência sua presença nos horários previstos.
Avaliação: 
A avaliação será permanente, de forma a observar, o interesse, a participação, a responsabilidade e a interação entre os grupos.
Durante a elaboração do projeto será avaliado os critérios usados como justificativa, de acordo com as bibliografias que serão indicadas. 


Fotos do Evento: Clique aqui



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 Práticas Sócio Educativas Ambientais: Programa Cultivando Água Boa
Maria de Fátima Dos Santos Erlich

Justificativa:
História e Educação Ambiental propõem um diálogo para abordar um desafio contemporâneo: a crise socioambiental. Estudar a problemática ambiental, na perspectiva histórica, permite perceber as transformações e as permanências nas formas de relacionamento entre grupos humanos e o meio natural e de como se constrói a cultura, de como viver, sentir e pensar o meio ambiente, o que depende da trajetória de vida e das ambiencias vividas. O que nos remete a pensar a problemática global a partir da realidade local, levando em consideração o seu contexto histórico cultural.

Objetivos:
Explicitar dimensões históricas de degradação ambiental engendradas nos processos de colonização, de mecanização e tecnificação do campo no Município de Marechal Cândido Rondon e a influência da construção do Lago de Itaipu, objetivando estimular sensibilização socioambiental no cotidiano escolar.

Metodologia:
Na primeira Unidade, buscar-se-á compreender o engendramento dos problemas ambientais no Município de Marechal Cândido Rondon.
A segunda Unidade centrar-se-á no estudo da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
Na terceira Unidade, tematizar-se-á as Agendas Internacionais.
Enquanto na quarta Unidade buscar-se-á uma discussão da Educação Ambiental brasileira.
Na quinta Unidade, analisar-se-á o Programa Cultivando Água Boa/ Educação Ambiental.
Projeto da Profª CLIQUE AQUI 

Clique sobre a imagem abaixo e veja todas as fotos do Projeto



 
 
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Metodologia da Arte  Danças Típicas das Regiões do Brasil
Profª Sonia Weber
Turma:
4º Ano do Curso de Formação de Docentes
Objetivos:
►Identificar as danças típicas de cada Região do Brasil
►Reconhecer a história da dança
►Apreciar danças das diferentes Regiões do Brasil
►Identificar a diversidade Brasileira

 Metodologia
►Sala dividida em grupos
►Cada grupo recebeu uma região do Brasil, o qual irão pesquisar sobre danças típicas, costumes e curiosidades da região;
►Cada equipe se organizou para a apresentação de seminário, onde o grupo que ficou com a região Centro-Oeste, trouxe para sala de aula o cantor Sidi que reside em MCR, este cantou algumas músicas da Região acima citada. Também estiveram em sala a bailarina Mariley Bello e o bailarino Leandro Carneiro que apresentaram em forma de dança as canções das regiões mencionadas.

 
 

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REUNIÃO COM PAIS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES

Abertura: 

A abertura foi feita pela Diretora Auxiliar professora Clarete, dando boas vindas aos pais, fazendo sua apresentação, a do Diretor professor Sandro e os professores presentes,  explanando sobre o que é o curso de Formação de Docentes, colocando algumas situações que ocorrem no âmbito escolar, que os pais não tem ciência do mesmo, exemplo disto são as correntes de silicone usadas nos braços dos alunos, que os pais ficaram abismados com o significado do mesmo, ficando assim determinado que está proibido no Curso de Formação de Docentes o uso dos mesmos.

Após a explanação, a Professora Vera Pagnussatti, coordenadora do curso de Formação de Docentes, fez sua apresentação, esclarecendo aos pais a função da coordenação do curso, qual a finalidade do mesmo.

Na sequencia o Diretor Sandro fez sua apresentação, primeiramente dando boas vindas aos pais presentes, parabenizando os mesmo por estarem acompanhando e participando da Construção do Conhecimento  e Aprendizagem de seus filhos. Após colocou sobre investimentos que foram e estão sendo feitos no Colégio.

Na apresentação dos professores, cada professor presente colocou quais disciplinas que trabalham com seus filhos e de que forma o fazem. Na oportunidade foi ressaltado a importância da Prática do Estágio, na Formação dos futuros Educadores, voltados para a Educação Infantil com uma postura ética, polivalente e comprometida.

Foram efetuadas duas reuniões: No primeiro momento com o 1º e 2 º Ano e após com o 3º e 4º Ano.

Finalizando a reunião com uma conversa informal  com os pais, professores, coordenação e direção.

Fotos do Evento:
Reunião com o primeiro grupo: ( Clique na foto para aumentar)
  
  
  
Reunião com o segundo Grupo
  
 

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