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A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e outro. Com a consciência de que uma simples decisão pode afetar uma pessoa para o resto da vida. Paulo Coelho

 






CELEM - Diretrizes Curriculares de Inglês e Espanhol

AÇÃO
Curso de Língua Estrangeira –Inglês

OBJETIVO

Ofertar curso de inglês para os alunos do Colégio em contra turno escolar;
Oportunizar aos alunos interessados aprenderem outra língua estrangeira moderna.

LEM - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

O inglês tem preponderância sobre outras línguas, em função do poder e da influência da economia e política norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atinge seu apogeu na chamada sociedade globalizada e de alto nível tecnológico. Idioma este, que é mais usado no universo dos negócios. Em alguns países seu emprego nas universidades é predominante.
Dentre os critérios para a escolha da Língua Estrangeira a ser incluída no currículo, devem ser considerados três fatores: histórico (papel da língua hegemônica, atualmente o idioma inglês), fator das origens imigratórias da comunidade local (no caso de Marechal Cândido Rondon é o alemão) e o fator relativo à tradição, isto é, troca cultural entre países como instrumental de acesso ao conhecimento de toda uma geração. Portanto, procura-se atender os anseios sociais, linguísticos e econômicos da clientela escolar.
Em relação às comunidades locais, deve-se, ainda, pensar seriamente na língua cujos países que com ela fazem fronteiras. É o caso do Espanhol e sua importância dentro do MERCOSUL. A Escola Pública poderia propiciar a formação, no que tange ao ensino de Línguas Estrangeiras, o inglês de âmbito mundial e o espanhol de âmbito sul-americano. Oportunizando aos alunos condições de aprenderem, paralelamente, as duas Línguas Estrangeiras que lhes são mais importantes no atual contexto histórico. No colégio Ceretta é proporcionado o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) e língua Espanhola no Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e como Celem (Espanhol e Alemão).
A Língua Estrangeira é um espaço no qual se pode ampliar o contato com outras formas de perceber, conhecer e entender a realidade; havendo possibilidades de conhecer, expressar e transformar modos de entender o mundo e construir significados.
Através da língua estrangeira se reconhece a diversidade cultural no mundo em que vivemos, tornando-se possível oportunizar ao educando vivenciar a cultura do outro e ao mesmo tempo valorizar a sua própria cultura. Essa compreensão intercultural promove ainda a aceitação das diferenças nas maneiras de expressão e comportamento, tornando-o um cidadão crítico, participativo e consciente sobre o papel exercido na sociedade.
A aprendizagem da língua estrangeira como contribuição ao processo educacional global, vai muito além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas. Leva a uma nova compreensão da linguagem, aumenta a compreensão da própria língua materna e ao mesmo tempo desenvolve uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas contribuindo para aumentar a percepção da própria cultura por meio da compreensão da(s) cultura(s). Daí que, essa compreensão promove ainda a tolerância diante das diferenças de maneira de expressão e de comportamento.
Numa perspectiva interdisciplinar e relacionada com contextos reais, o processo ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras adquire uma nova configuração: procura fazer com que o aluno tenha acesso a informações de vários tipos, ao mesmo tempo em que contribua para a sua formação geral enquanto cidadão. Assim, o estudo de outras disciplinas, notadamente da História, da Geografia, das Ciências, da Arte, passa a ter outro significado se em certos momentos forem proporcionadas atividades conjugadas com o ensino de línguas estrangeiras. Esta é uma maneira de viabilizar na prática de sala de aula a relação entre língua estrangeira e o mundo social, possibilitando assim a formação da cidadania do aluno.
A articulação entre teoria e prática proporciona a construção do conhecimento, num processo que deve ser desenvolvido por alunos e professores. Para que essa idéia se concretize é necessário que o professor respeite a cultura original do aluno tornando-a seu ponto de partida para a prática educacional. A visão da prática docente como simples transmissão do saber sistematizado, impede a atividade da interação humana, a qual proporciona ao aprendiz a possibilidade de atribuir valores a sua vida e ao mundo.
O objeto de estudo da disciplina de Língua Estrangeira Moderna é a língua em sua função social contemplando as relações com a cultura, a ideologia, o sujeito e a identidade, ou seja: ensinar e aprender uma língua estrangeira moderna é também ensinar e aprender percepções de mundo e maneiras de construir sentidos, formar subjetividades, independentemente do grau de proficiência atingido.

OBJETIVO GERAL

O ensino da LEM tem como objetivo o desenvolvimento da competência comunicativa (linguística, textual, discursiva e sociocultural), ou seja, é uma progressiva capacidade de realizar a adequação do ato verbal às situações significativas de comunicação. Para este desenvolvimento, deve-se explorar a habilidade de compreensão e expressão oral oportunizando ao aluno a possibilidade de compreender e expressar-se observando os princípios da gramática e dos elementos culturais. Também explorar-se-á a habilidade de compreensão leitora visando a interpretação, a compreensão, a leitura e a produção (oral, escrita e visual) de diferentes gêneros textuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Vivenciar uma experiência de comunicação oral e escrita pelo uso da Língua Estrangeira Moderna, no que se refere às novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes e maneiras de agir e interagir;
• Valorizar o seu semelhante, a natureza e o meio em que vivem através da utilização de textos, diálogos, atitudes e dinâmicas de grupos;
• Ampliar a visão de mundo, tornando-se um cidadão mais crítico, participativo e consciente sobre o papel das línguas na sociedade;
• Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
• Conhecer a língua que nos cerca no universo da tecnologia, do mundo informatizado do comércio internacional, das artes (música, cinema, teatro, etc.) e o grande intercâmbio entre os povos;
• Reconhecer e compreender a diversidade linguística e cultural, bem como seus benefícios para o desenvolvimento cultural do país;
• Buscar outras fontes de informação na língua inglesa, ampliando, assim, horizontes em conhecimentos literários, técnicos, científicos e culturais.

CONTEÚDOS

Os conteúdos estruturantes são os conhecimentos identificadores e organizadores dos campos de estudos da disciplina da língua estrangeira moderna. Eles se constituem através da história e são legitimados socialmente, por isso, são provisórios e processuais. Assim, ao tomar a língua como interação verbal, como espaço de produção de sentidos marcado por relações contextuais de poder, o conteúdo estruturante Discurso como Prática Social a tratará de forma dinâmica, por meio da leitura, da oralidade e da escrita.
Nas teorias do Círculo de Bakhtin, as quais concebem a língua como discurso, ou seja, um espaço de produção de sentidos, cada palavra transforma-se na arena onde competem as entonações sociais. Toda enunciação envolve a presença de pelo menos duas vozes: a voz do eu e a voz do outro. É no engajamento discursivo com o outro que damos forma ao que dizemos e ao que somos. Sendo assim a Língua Estrangeira Moderna apresenta-se como espaço para ampliar o contato com outras formas de conhecer, com outros procedimentos interpretativos da construção da realidade. A ênfase do ensino recai sobre a necessidade de os sujeitos interagirem ativamente pelo discurso, sendo capazes de comunicar-se de diferentes formas, materializadas em diferentes tipos de texto, considerando a imensa quantidade de informações que circulam na sociedade. Isso significa participar dos processos sociais de construção de linguagem e de seus sentidos legitimados, e desenvolver uma criticidade, de modo a atribuir o próprio sentido aos textos.
O trabalho em sala de aula deve partir de um texto de linguagem num contexto em uso, sob a proposta de construção de significados por meio do engajamento discursivo e não pela mera prática de estruturas linguísticas. É importante que os textos selecionados abordem diversos gêneros discursivos e que apresentem diferentes graus de complexidade adequados a cada faixa etária.
Na educação escolar atual, além do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, é preciso trabalhar questões sociais, como: o preconceito, a saúde, meio ambiente, relacionamentos humanos, sexualidade, tecnologia, formas de lazer, mídia, consumo, padrões de comportamento, trabalhos/empregos, violência, ética. Pois vivemos em uma sociedade desigual, excludente, injusta e onde a noção de cidadania precisa ainda ser construída para termos cidadãos críticos, criativos e capazes de fazerem as mudanças necessárias onde às pessoas respeitem os princípios éticos e atuem no sentido de desconstruir situações de desigualdades.


20/04/2011 - BULLYING EM FOCO NAS AULAS CELEM DE INGLÊS
26/11/2010 - HALLOWEEN – CELEM DE INGLÊS PROFª FRANCIELLI 
29/11/2010 - Espaço Normas do Celem de Inglês

20/04/2011 - BULLYING EM FOCO NAS AULAS CELEM DE INGLÊS

A partir de episódios dos seriados Glee e Everybody Hates Chris(Todo Mundo odeia o Chris), os alunos do CELEM de inglês, do primeiro período, analisaram e discutiram questões como o significado da expressão bullying, onde e como ocorre, entre outras questões. Culminando com a discussão, os alunos assistiram à entrevista com o menino Casey Heymes, que chamou a atenção da mídia, recentemente, por ter reagido agressivamente ao bullying cometido contra ele.
Na oportunidade, foram também discutidos, fatores sociais, econômicos e culturais da nossa cultura em relação à cultura americana, colocando-se em evidência, também, diferenças linguísticas entre a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa.
As discussões sobre um dos conflitos que tem preocupado a comunidade escolar, pais, alunos e toda a sociedade, resultaram na criação de cartazes distribuídos na escola com mensagens de incentivo ao fim das agressões físicas, verbais e psicológicas geradas pelo bullying.
Os alunos concluíram que demonstrar suas atitudes de respeito e educação em favor do fim de qualquer tipo de agressão, gera a consciência de que novas atitudes na convivência escolar e social podem ser conquistadas. 

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 CELEM

1. AÇÃO
• Curso de língua estrangeira – espanhol e inglês

2. OBJETIVO
• Ofertar cursos de espanhol e inglês para os alunos do Colégio em contra turno escolar;
• Oportunizar aos alunos interessados aprenderem outra língua estrangeira moderna.

3. DETALHAMENTO DA AÇÃO
• Verificar no início do ano os alunos com interesse em aprender o espanhol e inglês.
• Formar as turmas.

4. CONDIÇÕES/RECURSOS
• Sala com carteiras e cadeiras, lousa, giz, material didático. Professor de Espanhol e alemão.

5. RESPONSÁVEL
• Diretor e SEED

6. CRONOGRAMA
• Durante o ano letivo, de acordo com o calendário escolar – aula 2 vezes por semana. 

26/11/2010 - HALLOWEEN – CELEM DE INGLÊS PROFª FRANCIELLI

Na última semana do mês de outubro. Os alunos do CURSO DE CELEM DE LÍNGUA INGLESA do Colégio Estadual Eron Domingues realizaram a tradicional “Halloween’s Party”. Os alunos puderam vestir suas fantasias e conhecer mais sobre a cultura da língua inglesa. A festa é o ápice da cultura americana e existe há mais de 2500 anos. Sua origem está ligada aos celtas, que acreditavam que no último dia de verão, no dia 31 de outubro, os espíritos vagam pela terra para tomar posse dos corpos dos vivos, portanto para afastar estes espíritos os celtas se vestiam como monstros e bruxas e enfeitavam suas casas com objetos assustadores.

O CELEM é um curso de Inglês Básico com duração de dois anos ofertado à comunidade escolar, sendo que 30% das vagas são destinadas à comunidade em geral. A carga é de 4 horas semanais. As aulas são dinâmicas, como o objetivo de propiciar ao aluno a prática das 4 habilidades: ler; escrever; ouvir e falar à língua. O curso está em andamento desde o início do ano letivo no Colégio Eron Domingues. No próximo ano os alunos do curso receberão seus certificados expedidos pelo estado.


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Espaço Normas do Celem de Inglês
Este espaço disponibiliza conteúdos curriculares que podem colaborar com a prática e a formação docentes. Tais conteúdos estão organizados da seguinte maneira: na coluna da direita há aqueles produzidos a partir de políticas e programas da SEED e, na coluna da esquerda, conteúdos disponíveis na web que não representam, necessariamente, o direcionamento pedagógico da Secretaria de Educação do Paraná. 

Os Cursos são Anuais, com as Inscrições no final do ano letivo.
1. CELEM - Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

1.1 MANTENEDORA:
• Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR);
• Superintendência da Educação (SUED);
• Departamento de Educação Básica (DEB);
• Coordenação do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM/DEB/SEED).

1.2 LEGISLAÇÃO VIGENTE:
• Resolução nº 3904/2008 da SEED-PR (de 27/08/2008): Regulamentação e Organização do CELEM;
• Instrução Normativa nº 019/2008 da SUED/SEED-PR (de 31/10/2008): Definição de critérios para assegurar a implantação e funcionamento dos Cursos do CELEM.

2. OBJETIVO:

• Promover a aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (LEM);
• Desenvolver a compreensão de valores sociais;
• Adquirir conhecimentos sobre outras culturas.

Contato telefônico:
(045) 32543229

Correio eletrônico:
mrherondomingues@seed.pr.gov.br

Horário de Atendimento:
Conforme a clientela

3. Cursos:
3.1 CURSOS OFERTADOS PELO CELEM  NO COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES
• Curso Básico de Língua Espanhola (desde 2010)
• Curso Básico de Língua Inglesa (desde 2010)

4. CARGA HORÁRIA:
A carga horária semanal dos Cursos será de 04 (quatro) horas/aula de 50 (cinquenta) minutos, distribuídas em até 02 (dias), não consecutivos, exceto as turmas de alguns idiomas com funcionamento aos sábados, para as quais a carga horária de 04 (quatro) horas/aula será em um único dia.

5. DURAÇÃO DO CURSO de 320 horas/aula:
O Curso Básico das Línguas Alemã, Espanhola, Inglesa, tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária anual de 160 (cento e sessenta) horas/aula, perfazendo um total de 320 (trezentas e vinte) horas/aula.

6. MATERIAL:
O material didático (livro-texto) poderá ser adquirido pelo aluno através da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual do Paraná (APMF/CEP).

7. CUSTO:
OS CURSOS DO CELEM SÃO TODOS GRATUITOS, ou seja, NÃO são cobradas quaisquer taxas e/ou mensalidades. O candidato/interessado poderá contribuir voluntariamente para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual do Paraná (APMF/CEP).


8. DA OFERTA DOS CURSOS:
8.1 ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO (SEED-PR):
A oferta dos cursos é DESTINADA aos ALUNOS da Rede Pública Estadual de Educação Básica, regularmente matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), no Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), num total de até 60% (sessenta por cento) das vagas sobre o número máximo de alunos por turma.

8.2 PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS (SEED-PR, NRE):
Esta oferta é estendida aos professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções em estabelecimentos de ensino na REDE PÚBLICA ESTADUAL de Educação Básica, SEED e NRE, num total de até 10% (dez por cento) das vagas sobre o número máximo de alunos por turma.

8.3 COMUNIDADE:
A COMUNIDADE poderá usufruir dos cursos, num total de até 30% (trinta por cento) das vagas sobre o número máximo de alunos por turma, desde que comprovada a conclusão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries);
Quem são os candidatos/interessados que se caracterizam como COMUNIDADE? Os candidatos/interessados que já não estão mais estudando na Rede Pública Estadual de Educação Básica, isto é, concluintes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Portanto, donas de casa, aposentados, motoristas, pedreiros, recepcionistas, advogados, balconistas, garçons, enfermeiros, secretários, cabeleireiros, vendedores, acadêmicos, etc., estes são alguns exemplos.

9. DA FOMAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS TURMAS:
9.1 As turmas do Curso Básico DEVERÃO ser formadas com um mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) alunos.

9.2 As turmas do Curso de Aprimoramento DEVERÃO ser formadas com um mínimo de 15 (quinze) e máximo de 28 (vinte e oito) alunos.

OBSERVAÇÃO:
As turmas que apresentarem número inferior ao estipulado (conforme Instrução 019/2008) DEVERÃO SER SUBMETIDAS À JUNÇÃO ou FECHAMENTO. Portanto, orientamos para que de fato realize a matrícula e EVITE a DESISTÊNCIA, pois as turmas somente funcionarão com o número mínimo exigido. 

10. DAS INSCRIÇÕES:

AS INSCRIÇÕES se caracterizam como a 1ª etapa para o candidato/interessado ingressar em qualquer um dos Cursos de Línguas Estrangeiras ofertados pelo CELEM e ainda O PROCESSO DE INSCRIÇÃO SERÁ ANUAL (final do ano letivo) e PRESENCIAL (nas dependências do Colégio Estadual Eron Domingues), bem como será realizado ANTES DA MATRÍCULA e efetuado de acordo com o Cronograma do CEP mediante a publicação de EDITAL próprio no qual serão apresentados os aspectos legais, cabíveis e necessários como o período e horário de realização das inscrições, número de turmas, número de vagas, horários de funcionamento das turmas e documentação comprobatória.

11 INSCRIÇÕES - Cursos Básicos:
Para a efetivação da inscrição na 1ª série do Curso Básico do CELEM serão necessários os seguintes documentos:
ALUNOS (da Rede PÚBLICA Estadual de Ensino):
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
c) Fotocópia da Declaração de Matrícula atestando que está regularmente matriculado na Rede Pública Estadual de Educação Básica;
d) Fotocópia do Histórico Escolar (GRADE CURRICULAR) no qual conste qual é a Língua Estrangeira Moderna (LEM) de estudo na Matriz Curricular no ano letivo de 2010;
e) A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER REALIZADA EXCLUSIVAMENTE PELOS PAIS (pai e/ou mãe) ou responsável legal quando os candidatos/interessados forem menores de 18 (dezoito) anos de idade.

COMUNIDADE:
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
c) Fotocópia de comprovante de conclusão, podendo ser: 1) fotocópia de Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) expedida e rubricada pela direção do Estabelecimento de Ensino no qual concluiu, ou, 2) fotocópia do Histórico Escolar (1º grau), ou, 3) fotocópia do Histórico Escolar (2º grau), ou, 4) fotocópia do Diploma de Conclusão de qualquer Curso de Ensino Superior, ou, 5) fotocópia de Declaração de que é Acadêmico do Ensino Superior;
d) A INSCRIÇÃO DEVERÁ ser realizada através de PROCURAÇÃO RECONHECIDA EM CARTÓRIO, quando o candidato/interessado não puder comparecer no dia e local indicados para a Inscrição, bem como deverão ser informados os seguintes dados na referida PROCURAÇÃO: a) Nome completo, R.G. e CPF do candidato/interessado; b) Nome completo do “procurador” (aquele que fará a Inscrição), R.G. e CPF; c) Curso pretendido, dia e horário de funcionamento.


PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS (da Secretaria de Estado da Educação do Paraná):
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
c) Fotocópia do Contracheque (mês atual), quando funcionário público da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR);
d) A INSCRIÇÃO DEVERÁ ser realizada através de PROCURAÇÃO RECONHECIDA EM CARTÓRIO, quando o candidato/interessado não puder comparecer no dia e local indicados para a Inscrição, bem como deverão ser informados os seguintes dados na referida PROCURAÇÃO: a) Nome completo, R.G. e CPF do candidato/interessado; b) Nome completo do “procurador” (aquele que fará a Inscrição), R.G. e CPF; c) Curso pretendido, dia e horário de funcionamento.


11. DAS MATRÍCULAS:
AS MATRÍCULAS se caracterizam como a 2ª etapa para o candidato/interessado ingressar no Curso da Língua Estrangeira do CELEM no qual realizou inscrição participando da 1ª etapa. Na sequência, após a análise da documentação e da distribuição das vagas (60%, 30% e 10%) conforme os itens 2.1, 2.2 e 2.3 da Instrução 019/2008 da SUED/SEED será publicado a Classificação Final resultante do “Processo de Inscrição” (1ª etapa);

O PROCESSO DE MATRÍCULAS SERÁ ANUAL (início do ano letivo) e PRESENCIAL, decorrente da Classificação da 1ª etapa, bem como SOMENTE OS CANDIDATOS/INTERESSADOS QUE CONSTAREM NESTA CLASSIFICAÇÃO PODERÃO REALIZAR A MATRÍCULA, de acordo com o Cronograma do CEP;

A MATRÍCULA DEVERÁ SER REALIZADA EXCLUSIVAMENTE PELOS PAIS (pai e/ou mãe) ou responsável legal quando os candidatos/interessados forem menores de 18 (dezoito) anos de idade;
É VEDADA (proibida) A MATRÍCULA NO CURSO BÁSICO DO CELEM PARA A MESMA LÍNGUA ESTRANGEIRA QUE O ALUNO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL ESTEJA CURSANDO NA MATRIZ CURRICULAR (Ensino Fundamental, Médio, Profissional e EJA), isto é, se o aluno possuir a disciplina de Língua Inglesa na Matriz Curricular NÃO poderá realizar inscrição e nem mesmo matrícula no Curso Básico de Língua Inglesa do CELEM;

É VEDADA (proibida) A MATRÍCULA NAS TURMAS DO CELEM com funcionamento aos SÁBADOS pela MANHÃ, de ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL (Matriz Curricular) que estejam MATRICULADOS também no período da MANHÃ;

É VEDADA (proibida) A MATRÍCULA NAS TURMAS DO CELEM com funcionamento aos SÁBADOS pela TARDE, de ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL (Matriz Curricular) que estejam MATRICULADOS também no período da TARDE;

É VEDADA (proibida) A MATRÍCULA EM CURSOS DO CELEM (Básico e Aprimoramento) PARA OS CANDIDATOS/INTERESSADOS QUE JÁ OS TENHAM CONCLUÍDO;

É VEDADA (proibida) A REALIZAÇÃO DE TESTES DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO PARA INGRESSO NOS CURSOS DO CELEM, isto é, se o candidato/interessado possuir qualquer que seja o conhecimento linguístico e/ou possuir algum tempo de estudo (horas e/ou meses e/ou anos) de um determinado idioma, NÃO poderá usá-lo como aproveitamento para matricular-se (matrícula inicial) numa série que não seja a 1ª série (ano) do Curso;

É PERMITIDO ao aluno egresso do CELEM que tenha concluído 02 (dois) períodos/semestres dos Cursos de espanhol, inglês, com oferta semestral (até 2007), a matrícula na 2ª série (ano) dos cursos com oferta anual, desde que comprovadamente;

É PERMITIDO ao aluno egresso do CELEM que tenha concluído 04 (quatro) períodos/semestres dos Cursos de japonês, mandarin e ucraniano com oferta semestral (até 2007), a matrícula na 3ª série (ano) dos cursos com oferta anual, desde que comprovadamente;
É FACULTADA a matrícula e a frequência nos cursos do CELEM/CEP para até 02 (dois) idiomas, desde que haja vagas e possibilidade de frequência, de acordo com os horários de funcionamento das turmas, definidos pelo CEP.


11.1 MATRÍCULAS - Cursos Básicos:
Para a efetivação da matrícula na 1ª série do Curso Básico do CELEM serão necessários os seguintes documentos:

ALUNOS (da Rede PÚBLICA Estadual de Ensino):
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia da Certidão de Casamento;
c) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
d) Fotocópia do comprovante de residência (fatura de energia elétrica da COPEL);
e) 03 (três) fotos 3x4 de frente, idênticas e DATADAS (do ano atual);
f) Fotocópia da Declaração de Matrícula atestando que está regularmente matriculado na Rede Pública Estadual de Educação Básica;
g) Fotocópia do Histórico Escolar (GRADE CURRICULAR) no qual conste qual é a Língua Estrangeira Moderna (LEM) de estudo na Matriz Curricular no ano letivo de 2010;
h) Ciência do “Termo de Compromisso” (será fornecido pelo CEP) e assinatura do mesmo pelos pais (pai e mãe) e/ou responsável legal e pelo próprio candidato;
i) Ciência da “Declaração de Acúmulo de Cursos” (será fornecida pelo CEP) na qual o candidato/interessado DECLARA NÃO POSSUIR MATRÍCULA em mais de 02 (dois) idiomas nos Cursos do CELEM/DEB/SEED;
j) A MATRÍCULA DEVERÁ SER REALIZADA EXCLUSIVAMENTE PELOS PAIS (pai e/ou mãe) ou responsável legal quando os candidatos/interessados forem menores de 18 (dezoito) anos de idade.

COMUNIDADE:
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia da Certidão de Casamento;
c) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
d) Fotocópia do comprovante de residência (fatura de energia elétrica da COPEL);
e) 03 (três) fotos 3x4 de frente, idênticas e DATADAS (do ano atual);
f) Fotocópia de comprovante de conclusão, podendo ser: 1) fotocópia de Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) expedida e rubricada pela direção do Estabelecimento de Ensino no qual concluiu, ou, 2) fotocópia do Histórico Escolar (1º grau), ou, 3) fotocópia do Histórico Escolar (2º grau), ou, 4) fotocópia do Diploma de Conclusão de qualquer Curso de Ensino Superior, ou, 5) fotocópia de Declaração de que é Acadêmico do Ensino Superior;
g) Ciência do “Termo de Compromisso” (será fornecido pelo CEP) e assinatura do mesmo pelos pais (pai e mãe) e/ou responsável legal e pelo próprio candidato;
h) Ciência da “Declaração de Acúmulo de Cursos” (será fornecida pelo CEP) na qual o candidato/interessado DECLARA NÃO POSSUIR MATRÍCULA em mais de 02 (dois) idiomas nos Cursos do CELEM/DEB/SEED;
i) A MATRÍCULA DEVERÁ ser realizada através de PROCURAÇÃO RECONHECIDA EM CARTÓRIO, quando o candidato/interessado não puder comparecer no dia e local indicados para a Matrícula, bem como deverão ser informados os seguintes dados na referida PROCURAÇÃO: a) Nome completo, R.G. e CPF do candidato/interessado; b) Nome completo do “procurador” (aquele que fará a Matrícula), R.G. e CPF; c) Curso pretendido, dia e horário de funcionamento.

PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS (da Secretaria de Estado da Educação do Paraná):
a) Fotocópia da Certidão de Nascimento;
b) Fotocópia da Certidão de Casamento;
c) Fotocópia do documento de identidade (R.G.);
d) Fotocópia do comprovante de residência (fatura de energia elétrica da COPEL);
e) 03 (três) fotos 3x4 de frente, idênticas e DATADAS (do ano atual);
f) Fotocópia do Contracheque (mês atual), quando funcionário público da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR);
g) Ciência do “Termo de Compromisso” (será fornecido pelo CEP) e assinatura pelo próprio candidato;
h) Ciência da “Declaração de Acúmulo de Cursos” (será fornecida pelo CEP) na qual o candidato/interessado DECLARA NÃO POSSUIR MATRÍCULA em mais de 02 (dois) idiomas nos Cursos do CELEM/DEB/SEED;
i) A MATRÍCULA DEVERÁ ser realizada através de PROCURAÇÃO RECONHECIDA EM CARTÓRIO, quando o candidato/interessado não puder comparecer no dia e local indicados para a Matrícula, bem como deverão ser informados os seguintes dados na referida PROCURAÇÃO: a) Nome completo, R.G. e CPF do candidato/interessado; b) Nome completo do “procurador” (aquele que fará a Matrícula), R.G. e CPF; c) Curso pretendido, dia e horário de funcionamento.

12. DA CERTIFICAÇÃO:
Aos alunos concluintes (aprovados) do Curso Básico e Curso de Aprimoramento será expedido certificado pela Coordenação Geral do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (CELEM/DEB/SEED), com os registros de avaliação, carga horária, frequência e demais apostilamentos necessários.

Outras escolas públicas que ofertam Centro de Línguas Estrangeira Moderna (CELEM): 

13. OUTROS CELEM
A relação de outros estabelecimentos de ensino (colégio e/ou escola) da Rede Pública Estadual do município de Curitiba e também de todo o Estado do Paraná que ofertam os Centros de Línguas (CELEM), poderá ser obtida no seguinte site: www.diaadia.pr.gov.br/celem

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