Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas





BRINQUEDOS DE SUCATA


Projeto elaborado para a disciplina de Prática de Ensino, contendo uma coletânea de sugestões de fabricação de brinquedos de sucata, dos alunos do terceiro ano de Formação de Docentes, professora Adaiana Mallmann. Marechal Cândido Rondon-PR -2010 

Justificativa:


Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com o brinquedo que a criança usa sua capacidade de separar significado do objeto sem saber que o está fazendo, desenvolvendo a criatividade e estimulando o auto controle, uma vez que, no brinquedo estão presentes regras ocultas, que delimitam as ações. Quando as crianças têm oportunidade de brincar e dispõem de brinquedos, individualmente ou em grupos, vivem experiências que enriquecem sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos, sendo dessa forma, necessário incentivarmos nas crianças o hábito de brincar.
Ao admitirmos que consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis, onde a maior parte das embalagens são inutilizados e jogados fora, reconhecemos que agravamos a poluição já existente em nosso planeta. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade, sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.
O brinquedo confeccionado com sucata é construído artesanalmente com diversos materiais como: madeira, plástico, lata, borracha, papelão e outros recursos extraídos do cotidiano.
É possível que na ação da criança de utilizar a sucata para a construção de seu próprio brinquedo, além de exercitar sua criatividade, resultará em um brinquedo que terá, por esse motivo, um valor afetivo diferenciado. A criança brincará com outros “olhos” com aquilo que puder construir, sendo também estimulada a busca de melhor qualidade de vida para todos, cabendo aos educadores promover e estimular essa participação e conscientização.
Dessa forma na escola, nos diversos níveis de educação almeja-se uma reflexão orientada sobre o lixo, a sucata e o seu reaproveitamento, contribuindo para revisão de valores e a adoção de práticas mais cidadãs através da produção de brinquedos com material alternativo.
Desejando a experiência, e a reflexão dessa prática, desenvolveu-se na disciplina de prática de ensino, atividades voltadas para a confecção de brinquedos de sucata.


Objetivos:
• Desenvolver a consciência ambiental, a criatividade e a auto-estima;
• Identificar-se como cidadão, que usa e respeita os recursos que a natureza lhe oferece;
• Redescobrir a sua importância dentro do contexto social;
• Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
• Conhecer o brinquedo e o material alternativo;
• Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
• Resgatar o hábito de brincar nas crianças;
• Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos.


Metodologia:


Cada aluno deverá pesquisar e confeccionar o seus brinquedos utilizando apenas sucata (2 brinquedos de sucata confeccionados por cada aluno, todos os brinquedos deverão ser únicos).
Apresentar os brinquedos para os colegas, explicitando os fundamentos sócio psicológicos e suas funções no desenvolvimento da criança.
Os brinquedos serão doados para uma instituição de educação infantil do município, visando a estímulo a novas produções.

Avaliação:

Ao explicitar os fundamentos sócio psicológicos e as funções que o brinquedo exerce no desenvolvimento da criança, observa-se a construção do conhecimento pelo futuro educador, é importante ter claro seu conhecimento sobre sua atuação como responsável pela formação de cidadãos, e que valorize a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos, observando a necessidade de estimular a criança de hoje a ser um adulto criativo e atuante num mundo sustentável. 

Clique sobre a foto e veja todas as fotos do Evento


Voltar






































Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito