Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas




Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas. 
Voltaire


***PLANO PERSONALIZADO DE ATENDIMENTO


2014
P.A.A. Projeto de Apoio à Aprendizagem

Em 2014, frente às necessidades, demandas e reivindicações apresentadas pela Comunidade Escolar e pelos NRE, a SEED propõe o Projeto de Apoio à Aprendizagem, cujo objetivo é responder às questões relacionadas às adversidades dos educandos de 6º e 7º anos em seu processo de escolarização, compreendendo quatro linhas de ação:
1- Sala de Apoio à Aprendizagem.
2- Projeto de Apoio à Aprendizagem, com foco em leitura e resolução de problemas, proposto pela Instituição Escolar.
3- Apoio à Aprendizagem realizado por meio de parcerias com instituições da Comunidade e Sociedade Civil Organizada.
4- Apoio à Aprendizagem realizado por meio de Ambiente Virtual.
Os alunos frequentam aulas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, participando de atividades que visam à superação das dificuldades referentes aos conteúdos dessas disciplinas. A Secretaria de Estado da Educação e o Núcleo Regional de Educação promovem ações e eventos de formação continuada para professores, diretores e equipe pedagógica, buscando esclarecer os objetivos e promovendo discussões sobre metodologias sobre o Projeto de Apoio à Aprendizagem.

Legislação para o PAA
Ofício Circular nº 11/2014 - SUED/DAPEB/DEB/SEED - Assunto: Orientações sobre Projeto de Apoio à Aprendizagem para Educandos com Adversidades no Processo de Escolarização/2014.


 SALA DE APOIO PERMANENTE - 2004 até 2013

 A Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED - implementou o Programa Salas de Apoio à Aprendizagem em 2004, com o objetivo de atender às defasagens de aprendizagem apresentadas pelas crianças que frequentam a 6º ano do Ensino Fundamental. O programa prevê o atendimento aos alunos, no contraturno, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de trabalhar as dificuldades referentes à aquisição dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como às formas espaciais e quantidades nas suas operações básicas e elementares.

A partir de sua criação, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná vêm promovendo ações e eventos de capacitação aos professores que atuam nessa modalidade de ensino, bem como aos diretores e às equipes pedagógicas das escolas, buscando esclarecer a todos quais são os objetivos das Salas de Apoio e promovendo discussões sobre quais devem ser os encaminhamentos metodológicos que façam com que os alunos que ingressam nas 6° Ano com dificuldades de aprendizagem possam – por meio de atividades diferenciadas e significativas oferecidas no contraturno – superar essas dificuldades e acompanhar seus colegas do turno regular, diminuindo assim a repetência e melhorando a qualidade da educação ofertada pela rede pública.

Paralelamente a isso, há uma avaliação permanente do Programa, por parte do Departamento de Educação Básica, dos Núcleos Regionais de Educação e de todo o coletivo escolar, objetivando seu melhor funcionamento e eficiência. Devido a essa avaliação, o Programa passou por mudanças em sua regulamentação, que promoveram o aumento do número de aberturas automáticas de demandas e a diminuição do número de alunos por Sala de Apoio, possibilitando assim um maior e melhor atendimento aos alunos.

Equipe Responsável
Juara Regina A. Ferreira (coordenadora)
Vilma Lenir Calixto
(41) 3340-1716 

Legislação para a Sala de Apoio
Legislação
Instrução nº 022/2008
Resolução nº 371/2008 
Resolução de distribuição de aula (Resolução n.º 5590/2010)

Relatórios
Ficha de encaminhamento de Língua Portuguesa
Ficha de encaminhamento de Matemática
Relatório semestral Sala de Apoio

Orientações pedagógicas para o professor de Língua Portuguesa - CBA
parte 1 
parte 2

Coletânea de Textos de Língua Portuguesa
Aluno
Professor

Orientações pedagógicas para o professor de Matemática
parte 1 
parte 2

Coletânea de Atividades de Matemática
parte 1 
parte 2

Formação Continuada
2010
Matemática
Língua Portuguesa

2009
Língua Portuguesa - 27 a 29/07/2009
Matemática - 29 a 31/07/2009

2008
Simpósio Sala de Apoio - 02 a 06/06/2008






































Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito