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O tempero da diversidade faz toda a diferença. Viviane Duarte

 

                                                          



Equipes Multidisciplinares são instâncias de organização do trabalho escolar, preferencialmente coordenadas pela equipe pedagógica, e instituídas por Instrução da SUED/SEED, de acordo com o disposto no art. 8º da Deliberação nº 04/06 – CEE/PR, com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena, ao longo do período letivo . 

As Equipes Multidisciplinares se constituem por meio da articulação das disciplinas da Base Nacional Comum, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana, com vistas a tratar da História e Cultura da África, dos Africanos, Afrodescendentes e Indígenas no Brasil, na perspectiva de contribuir para que o aluno negro e indígena mire-se positivamente, pela valorização da história de seu povo, da cultura, da contribuição para o país e para a humanidade. 

Acesso a Documentos, Legislação, Materiais de Apoio e  Orientações

Ano de 2014

Equipe Multidisciplinar:
Anelise Braga
Anelori Bennemann Eckert
Arcilda Amália Link Weimer
Auriluz Terezinha Lippert Dezordi
Cleonice Hommerdirg Dalcin Rosseto
Daniela Juliani Kirsten Follmann
Ildo João Klauck
Inês Roseli Pawelak
Ivonete Schöne
Jaqueline Valeska Targanski
Laurinda Roecker
Leonir Viana
Lourdes Maria Daviez Welter
Nedir Terezinha Schuck
Patrícia Mascarello do Rosário
Rosangela da Silva Coturi
Suzana T. S. Machado
Vera Lucia dos Santos

Plano de Ação e Fotos serão postados ao final do Projeto


Ano  2013

Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica germânica onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam sua cultura europeia.
O principal turismo local é o turismo cultural, desenvolvido através da exploração da histórica influência cultural alemã na colonização inicial do município, que é caracterizada através da arquitetura, música, danças, gastronomia e bebidas tipicamente alemãs. Esta influência cultural também pode ser observada nas festas municipais como a Oktoberfest e a Festa Nacional do Boi no Rolete.
A comunidade Escolar do Colégio Estadual “Eron Domingues” – Ensino Fundamental, Médio e Normal, situado na cidade de Marechal Cândido Rondon é heterogênea. Atende alunos oriundos do centro da cidade, dos bairros, da zona rural, dos distritos, inclusive de outros municípios e, consequentemente apresentando uma diversidade social, econômica e cultural, bem como, no que diz respeito a interesses, expectativas e necessidades.
O Colégio Estadual Eron Domingues, tem como princípio garantir o direito à igualdade e à diversidade ético racial, de Gênero, de idade, de orientação sexual e religiosa, bem como garantir os direitos dos alunos com necessidades especiais e tem sido objeto de estudos e debates nos encontros pedagógicos e de educação continuada.
Em nossa escola, algumas práticas educativas foram repensadas e re-significadas e contempladas em algumas disciplinas, porém estamos cientes de que é necessário assumir novas posturas e compromissos que visam combater as desigualdades, discriminações e racismo reorientando algumas ações.
As Equipes Multidisciplinares são instâncias de organização do trabalho escolar , instituídas por instrução da SUED/ SEED, de acordo com o disposto no art. 8º da Deliberação nº. 04/06 CEE/PR, com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico- Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, Africana e Indígena, ao longo do período letivo.
As Equipes Multidisciplinares se constituem por meio da articulação das disciplinas da Base Nacional Comum, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica e Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana, com vistas a tratar da História e Cultura da África, dos Africanos, Afrodescendentes e Indígenas no Brasil, na perspectiva para que o aluno negro e indígena mire-se positivamente, pela valorização da história de seu povo, da cultura, da contribuição para o país e para a humanidade.
Com a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira” a partir da Lei 10.639, de janeiro de 2003 muitos avanços anti raciais foram dadas.

Alessandra Borges da Silva
Anelise Braga
Anelori Bennemann
Daniela Juliani K. Follmann
Eniede Silva
Franciele Schöne
Graciele A. Rambo Grenzel
Ildo João Klauck
Inês Roseli Pawelak
Iria Lagemann
Isonia Aurelio
Ivanete Barbosa
Ivonete Schöne
Laurinda Schmitz Roecker
Lisane Odete Rheinheimer
Maria Angélica R. Varussa
Nedir Terezinha Schuck
Neiva Maria Fritzen
Suzana T. S. Machado
Vera Lucia Greco Syperreck





Arquivo do Plano de Ação executado no ano de 2013


Ano 2012
No encontro que antecedeu o recesso escolar esteve presente no Colégio Eron Domingues o professor Adilson Manfrin coordenador da Educação Escolar Indígena NRE/Foz do Iguaçu/DEDI, que no momento orientou a equipe multidisciplinar do Colégio sobre os desafios da desconstrução dos estereótipos discriminatórios referentes aos povos indígenas. 




Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Eron Domingues 2012
Alessandra Borges da Silva
Anelise Braga
Ângela Hanh Prestes
Asta Metz
Auriluz Terezinha Lippert Dezordi
Célia Liessem Vigorena
Elaine Maria Gosenheimer Fiori
Iara Scherer
Inês Roseli Pawelak
Iria Lagemann
Isonia Aurélio
José Ediane Pereira da Silva
Márcia Caroline Lagemann Oliveira
Mateus Luiz Weber
Neiva Salete Kern Maccari 

Texto elaborado pelo Prof. José Ediane
Postado por Elaine R.


2011 - Equipe Multidisciplinar Colégio Eron Domingues.

A Equipe Multidisciplinar do Colégio Eron Domingues reuniu no dia 06/08/2011 e no momento esteve presente a Professora Mestre Sônia Moraes que explanou sobre o seu trabalho de pesquisa que vem desenvolvendo no PDE e que trata sobre o tema da Diversidade em especial na questão da inserção digital para as  pessoas de pele negra.

Sônia Moraes lembra que os descendentes Afro e também Indígenas estão em grande desigualdade com as demais etnias quando se trata do acesso ao mundo digital. Por outro lado os membros da equipe Multidisciplinar também debateram sobre as atividades práticas que deverão ser desenvolvidas neste segundo semestre e já ficou previsto a realização de Mostra de

Trabalhos no início de outubro deste ano e que no momento será feito um almoço a base de feijoada.

Veja as fotos do Encontro com a Professora Sonia




























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