Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

“Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma.”





          Centro de Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Visual - CAEDV é um Atendimento Educacional Especializado -AEE para alunos cegos, de baixa visão ou outros acometimentos visuais (ambliopia funcional, distúrbios de alta refração e doenças progressivas), que funciona junto ao Colégio Estadual Eron Domingues em Marechal Cândido Rondon e pertence ao Núcleo Regional de Educação de Toledo, ofertando atendimento a todos os Colégios do município.
Atende no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns. Tem como principal finalidade a garantia de oferta do AEE, a organização, disponibilização de recursos, serviços pedagógicos e de acesso para o atendimento às necessidades educacionais específicas, do aluno com deficiência visual, conforme prevê a legislação; oferta de orientações às escolas do ensino regular em turno contrário à matrícula dos alunos cegos, de baixa visão ou outros acometimentos visuais matriculados nas diferentes etapas da Educação Básica, orientando no desenvolvimento de atividades para a participação e acesso ao conhecimento formal e à aprendizagem e oferta do atendimento pedagógico especializado.
Para frequentar o CAEDV, os alunos deverão estar preferencialmente matriculados na Educação Básica, os pais e/ou responsáveis pelo aluno deverão apresentar na matrícula o diagnóstico oftalmológico que comprove a deficiência visual.
Seu funcionamento é no turno vespertino. Atualmente conta com oito alunos. As atividades desenvolvidas são planejadas através das especificidades de cada aluno, ou seja, de acordo com as necessidades educacionais do aluno com Deficiência Visual, o professor especializado ofertará complementação e/ou suplementação curricular, utilizando equipamentos e materiais específicos, para o apoio escolar.
O Colégio Estadual Eron Domingues conta com a Profª Anelise Braga Adams, especialista em Educação Especial, que atende alunos do Ensino Fundamental, Médio e comunidade em geral.
Texto adaptado da Instrução nº 020/2010 – SUED/SEED


Alfabeto em Braile



Clique na figura e veja a fonte da mesma.



























Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito