Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.






Colégio Estadual Eron Domingues – Ensino Fundamental , Médio e Normal

Projeto de Inclusão - AULA ESPECIAL

Professora Especialista em Educação Especial:
Elaine Elisabete Hirt Spellmeier - 2013

Apresentação
O projeto vem de encontro as dificuldades dos professores e equipe no trabalho dos alunos inclusos, por terem suas especificidades, devem ser observados e feitas tentativas de sondagens e atividades para verificar suas capacidades e sua forma de demonstrar a aquisição de conhecimento.
Este trabalho tem como expectativa uma melhor adaptação de uma aluna autista em sua sala no regular, mostrando a todos que precisa haver respeito e regras, assim, o trabalho em equipe se torna mais significativo, pois cada integrante será valorizado, pelo seu melhor que é capaz de fazer.

Público Alvo
Todos os discentes da turma, podendo haver a participação de Funcionários e Equipe  Pedagógica do Colégio.

Objetivos
♦ Trabalhar a inclusão de uma forma dinâmica, fazendo com que ela ocorra naturalmente no decorrer das atividades.
♦ Trazer atividades atrativas para a faixa etária da turma, mostrando que é preciso trabalhar em equipe.
♦ Valorizar as pequenas atitudes dos alunos em permitir a participação de todos.
♦ Observar mudanças de atitude na turma como um todo e individualmente.
♦Adquirir hábitos de cordialidade e higiene.
♦ Oportunizar atividades de concentração, raciocínio lógico, memória, sequenciação, agilidade, lateralidade, coordenação motora, oralidade e pensamento antecipatório.

Desenvolvimento Metodológico
O projeto terá atividades, com temas relacionados a aprendizagem de conceitos básicos, pois terão seu foco maior na socialização, as atividades serão em forma de gincanas, onde os participantes serão divididos em duplas ou grupos, visando a participação individual dentro destes.
Na conclusão da dinâmica, cada aluno deve escrever a importância da atividade e também representa-la com um desenho, isto será nomeado como portfólio.

Temas a serem trabalhados
♦ Memória de cores (Gincana de duplas, memorizar a cor do cartão e aumentar a quantidade gradativamente)
♦ Brincando com sons (grupos de 5 alunos escolher alguns sons que depois no grande grupo serão repetidos)
♦ Embarcações (dobradura e personalização de barco de papel e gincana -soprar o barco em ...........com água)
♦ Formas Geométricas (gincana em duplas, formas, cores e tamanhos)
♦ Medidas de Comprimento (grande e pequeno, uso de partes do corpo, régua e trena)
♦ Rimas (gincana com objetos), APAGADOR/GRAMPEADOR; CHINELO/MARTELO; VASSOURA/TESOURA; CADERNO/TERNO; COLA/BOLA; CADEIRA/MAMADEIRA; CANETA/CHUPETA; BACIA/MELÂNCIA; VIOLÃO/MACARRÃO; ESPELHO/COELHO; ALMOFADA/ESCADA; ...
♦ Brincadeira com música (ADOLETA) trabalhar no grande grupo a agilidade e lateralidade, e depois a letra enfatizando rimas.
♦ Presente para o colega (trazer caixinhas e papeis coloridos, escrever um bilhete a um amigo, embrulhar num presente, ensinando a musica “Escravos de Jó”, trocar os presentes numa roda de cantoria).



























Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito