Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

PDE 2009 - O PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A AVALIAÇÃO DOS SABERES QUE ESTRUTURAM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autora: Célia Liessem Vigorena
Orientador: Dr. Vilmar Malacarne - Unioeste


RESUMO: Este artigo trata de um estudo que teve por objetivo definir com um grupo de professores do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Eron Domingues de Marechal Cândido Rondon, PR, um instrumento de avaliação que pudesse acompanhar com critérios bem definidos, os diversos saberes docentes que emergem como imprescindíveis à formação do professor da educação infantil e séries iniciais. Para isto, foram estudados autores como Demerval Saviani, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schon que discutem o tema proposto.. A análise das produções deu-se a partir de dois enfoques: Primeiro, buscou-se apreender como estes autores definem saberes docentes numa perspectiva conceitual e num segundo momento, como definem a avaliação pensada neste contexto. O estudo revela que é possível acompanhar a aprendizagem do futuro educador desde a série inicial até à sua formação através de um portfólio, e que desta forma, os futuros docentes também aprendem a avaliar a sua própria prática profissional. 

Produção Didática Pedagógica

Artigo


Voltar a página do PDE




























Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito