Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA : DÉFICITS OU ACASOS? 
PDE 2010 - TAMARA NEREIDE SPOHR SCHWINGEL
Orientadora: MESTRE MARCIANA PELIN KLIEMANN

RESUMO: A abordagem deste trabalho é a articulação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática no 8º Ano do Ensino Fundamental em um Colégio Estadual Público paranaense - CEED, sendo que o objetivo é buscar as causas do baixo rendimento dos alunos na disciplina de matemática. Para tanto, como encaminhamento metodológico, realizou-se por meio de entrevistas com alunos de seis (06) turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental e com professores atuantes, ou que já atuaram no (a) referido (a) série/ano. Os resultados mensurados, apresentam-se sob forma de gráficos, os quais subsidiarão a análise da realidade do processo de ensino e de aprendizagem para posterior reflexão acerca da educação matemática em sala de aula. Como aporte teórico será abordado autores e estudos que tratam da história da Matemática, assim como as diferentes concepções de ensino que nortearam os processos de ensino e, desse modo, influenciaram na prática pedagógica da educação matemática. Aliando-se a referência teórica à análise dos dados coletados, é possível traçar um panorama entre teoria e prática e, assim, propor uma reflexão acerca de uma proposta de ensino significativa tanto para os professores, quanto para os alunos. 

 Produção Didática Pedagógico


Artigo

Voltar a página do PDE




























Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito