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EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Autor: Paulo Miguel Griebeler
Orientador: Prof. Mestre Emerson Lazzarotto

Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma proposta de ensino da Matemática Financeira, elaborada de acordo com o Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, desenvolvida com os alunos do 9º ano C matutino e 9º ano D vespertino, do Ensino fundamental, do Colégio Estadual Eron Domingues–
Ensino Fundamental, Médio e Normal de Marechal Cândido Rondon – PR. O objetivo principal foi mostrar que aquilo que o aluno aprende na escola tem muito a ver com o dia a dia e pode ser aplicado no seu cotidiano por meio dos conteúdos específicos: porcentagem, juros simples e compostos, dentro de um projeto chamado EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Procurou-se mostrar através de uma pesquisa realizada com os alunos e seus familiares, sobre hábitos de consumo que: muitas pessoas compram e gastam além do necessário, não fazem controle das despesas, passando a ter sérios problemas financeiros, pagando altos juros e levando muitos destes consumidores ao endividamento. As pessoas conseguirão mudar estes hábitos, não deixar-se levar pela emoção, consumismo exagerado e, sim pela razão e necessidade de ter aquilo que se almeja, fazendo um controle mensal dos gastos, sendo um consumidor consciente e equilibrado? A metodologia desenvolvida foi de investigação, levando o aluno a pesquisar, questionar, calcular, comparar e procurar solucionar as mais diferentes situações problemas dentro da sua realidade, visando à construção do conhecimento. 

Produção Didática Pedagógico

Artigo

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