PDE 2010 - A FUNÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA DIANTE DA (IN) DISCIPLINA ESCOLAR RESUMO: O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido sobre os respectivos papéis da escola e da família diante da indisciplina no âmbito escolar. O objetivo foi o de contribuir para melhorar com relacionamento entre professores e alunos em sala de aula. Para tanto optamos, num primeiro momento, em trabalhar de forma mais Incisiva com as famílias, porque defendemos a ideia de que o relacionamento, a cooperação entre família e escola pode contribuir substancialmente para a melhoria da comunicação e do diálogo entre professores e alunos e, possivelmente, melhorar os resultados de aprendizagem. O trabalho foi implementado no período de julho a dezembro de 2011, no Colégio estadual Eron Domingues- Ensino fundamental, Médio e Normal, no município de Marechal Cândido Rondon, núcleo de Toledo. A efetivação do projeto deu-se com pesquisa bibliográfica, associada à pesquisa empírica por meio de questionários, observações, dinâmicas de grupo, palestras, estudos de pequenos textos sobre valores, limites e disciplina. As atividades pedagógicas foram realizadas com as famílias, com os professores e com os alunos. Com os professores foram levantados os principais problemas que ocorrem em sala de aula e que interferem nos resultados do processo ensino aprendizagem e como eles resolvem as situações conflitantes. Com os alunos efetuou- se um trabalho voltado à discussão da importância de regras, valores e limites para a melhoria do convívio escolar e sua interferência na aprendizagem. Com as famílias foram trabalhadas questões relacionadas aos seus papéis na criação de um ambiente em que os valores como respeito, boa convivência, responsabilidade sejam vivenciados dia a dia em seus lares. Produção Didática Pedagógica Artigo |