RESUMO: Este Artigo tem por finalidade relatar uma experiência pedagógica relacionada ao conteúdo Jogos e Brincadeiras, desenvolvida com os alunos da 5ª (6º ano) e 6ª (7º ano) séries da Escola Estadual do Campo Zulmiro Trento, do Município de Marechal Cândido Rondon-Paraná. Ao longo do desenvolvimento das atividades, percebeu-se o quanto é importante trabalhar com esse conteúdo nas aulas de educação Física, através da Pedagogia Histórico-Crítica, estimulando a participação efetiva dos alunos em todos os momentos do processo educativo. Com o resgate cultural dos Jogos e Brincadeiras, foi possível perceber a necessidade de reviver essas atividades, pois além de fazer parte do conteúdo escolar, brincar e jogar faz parte da vida do ser humano. Jogos e Brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da autonomia, para o convívio e o respeito ao próximo e ao diferente, para ampliar o espírito crítico, ou seja, permitem trabalhar com o educando na sua totalidade. |