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PDE 2012 - UM NOVO PENSAR E AGIR A PARTIR DO ENSINO DO JOGO DE XADREZ
Autora: Anelori Bennemann Eckert
Orientador: Dr.Luís Sérgio Peres - Unioeste



RESUMO: Sabemos que a prática pedagógica utilizada pelo xadrez possibilita transformações e melhor aceitação, através do poder fascinante do jogo no processo educacional, auxiliando na mudança de posturas e quebrando resistências, criando, também, novas perspectivas de aprendizagem junto à comunidade acadêmica devido às ações reflexivas desenvolvidas durante sua realização. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver por intermédio do jogo de xadrez, abordagens que levassem o aluno a um novo pensar e agir no contexto escolar. O mesmo caracterizou-se como uma pesquisa de campo descritiva exploratória participativa. A população para o referido estudo foi composta por alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem do 7ª ao 9ª ano do ensino Fundamental do período matutino de um Colégio Estadual do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. A amostra para o referido estudo foi composta por 20 alunos, onde se oportunizou espaço para o desenvolvimento de atividades de iniciação e desenvolvimento do jogo de xadrez. O instrumento utilizado no estudo foram pareceres dos professores e da coordenação pedagógica da escola, e um questionário fechado. Teve-se como fator de avaliação provocar atitudes nos alunos para que se mantivessem curiosos e pré-dispostos a aprender, isso sempre por meio do jogo de xadrez. Neste sentido, buscou-se utilizar o ensino aprendizagem do xadrez como um meio para a obtenção de conhecimento e para o desenvolvimento de condições para superação da defasagem cultural existente em nossa realidade, visando contribuir para a construção de uma sociedade menos alienada. Os resultados obtidos foram significativos em relação à convivência e desenvolvimento pedagógico junto aos alunos membros da amostra. 

Produção Didático Pedagógico

Artigo


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