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PDE 2007 - DUALIDADE DE CONCEPÇÕES NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS:CLASSIFICATÓRIA E CONTÍNUA
Autora: Dianete Maria Ragazzan Hoffmann
Orientadora: Drª Maria Lídia Sica Szymanski


RESUMO: Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, desenvolvida em uma escola pública, situada em um bairro na periferia do município de Toledo, com professores do Ensino Médio. Objetiva verificar quais as práticas avaliativas manifestas no discurso dos professores, quando questionados sobre como avaliam. A fundamentação teórica reporta-se à avaliação como uma prática da existência humana na sociedade, caracterizando-a ao longo da história, da visão grega à sociedade contemporânea. Traça, ainda, a trajetória histórica da avaliação no Brasil apresentando uma proposta de avaliação que resinifica o processo do ensinar e do aprender, sendo concebida como prática de investigação diagnóstica, contínua e cumulativa, distanciando-se das práticas avaliativas classificatórias. Enfatiza os aspectos qualitativos da avaliação mediante uma reflexão sobre o ato de ensinar e de aprender, a partir de pautas de trabalho elaboradas pelo coletivo no cotidiano escolar, onde transitam sujeitos que se encontram visando à ampliação de conhecimentos. A análise e discussão dos resultados permitem apreender no discurso do sujeito coletivo, as práticas avaliativas e a dualidade de concepções que permeiam o fazer pedagógico. Pondera-se que a dualidade de concepções é transitória, demanda investigação, reflexões e decisões pautadas numa concepção de avaliação cujas práticas estão voltadas à construção e reconstrução do conhecimento, frente às necessidades de uma escola de qualidade para todos os estudantes. 


Produção Didática Pedagógica

Artigo


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