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Educação Integral em Jornada Ampliada - SEED
Futuro Integral - SESC


A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Secretaria de Estado da Educação propõe a reorganização das diferentes ofertas de atividades educacionais realizadas em contra turno, vigentes na Rede Pública Estadual, constituindo uma Política de Educação Integral em Jornada Ampliada, que compreende toda a ampliação de tempo, espaços e oportunidades de aprendizagem aos estudantes.
As atividades devem ser propostas pelo coletivo da escola, com a participação da comunidade, sendo desenvolvidas em período contrário do turno da matrícula do aluno, podendo ser desenvolvidas em outro local disponível na comunidade onde a instituição está inserida, desde que não ofereça risco à integridade dos alunos. Deverá ser contemplada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e constar no Histórico Escolar do aluno.
A oferta de Educação Integral em Jornada Ampliada contempla as atividades dos seguintes programas:
• Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo - AETE.
• Programa de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e Periódicas.
• Programa Mais Educação - PME.
• Programa Esporte Cidadão UNILEVER.

Todas as atividades deverão ser inseridas no Sistema de Acompanhamento de Atividade Complementar Curricular em Contra turno (CELEPAR/SEED).
Acesse aqui
1- Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo - AETE
Tem por objetivo desenvolver e identificar talentos esportivos no contexto da escola, formar e organizar equipes esportivas e participar dos Jogos Escolares do Paraná e outros eventos similares, promovidos pela SEED e/ou comunidade.
As atividades serão organizadas na Modalidade Coletiva, com turmas formadas por alunos do mesmo sexo, número mínimo de 20 e máximo de 25 alunos, e, na Modalidade Individual, turmas com os estudantes de ambos os sexos, com número mínimo de 10 e máximo de 25 alunos, atendendo às fases de aprendizagem.
O aluno poderá participar de, no máximo 2 (duas) horas aulas (fase 2 e 3), duas vezes por semana, totalizando uma carga horária semanal de 4 (quatro) horas aula de atividades.

2- Programa de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e Periódicas
Tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de ensino, por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. As atividades serão desenvolvidas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
• Atividades Complementares Curriculares Permanentes: deverão ser ofertadas em 3 (três) horas aula diárias, nos 05 (cinco) dias da semana, para o mesmo grupo de alunos, da mesma série/ano/escola e devem ser desenvolvidas exclusivamente nos Turnos Manhã e Tarde.
• Atividades Complementares Curriculares Periódicas: deverão ter carga horária de 4 (quatro) horas aula semanais distribuídas em, no mínimo, dois dias para o mesmo grupo ou grupos diferentes de alunos. As atividades Periódicas deverão acontecer de segunda a sexta-feira, em turno contrário da matrícula do aluno, nos turnos da Manhã, Tarde e Noite e, excepcionalmente, no Turno Intermediário das 12h às 13h30, e das 17h às 19h, devidamente autorizadas pela SEED. Alunos de Ensino Fundamental menores de 14 anos não poderão participar de atividades propostas no período noturno.

3- Programa Mais Educação - PME
Tem por objetivo promover a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação Integral.
Escolas Urbanas podem escolher de 5 a 6 atividades e as rurais de 4 a 5, nos diversos macrocampos, para serem desenvolvidas com os estudantes.
As atividades deverão ser ofertadas em 3 horas aula diárias, organizadas em 2 ou 3 atividades, nos 5 dias da semana. Os alunos inscritos no PME poderão ser de idades e séries/anos finais variados do Ensino Fundamental e deverão participar de todas as atividades do Plano de Atendimento elaborado pela escola. As atividades serão desenvolvidas com turmas de 30 a 35 estudantes.

4- Programa Esporte Cidadão UNILEVER
O Programa Esporte Cidadão Unilever (PRECUNI) é um programa sócio esportivo, de iniciação ao voleibol associado ao aprendizado de valores humanos potencializados por este esporte: cooperação, respeito, responsabilidade e autonomia.
As atividades serão desenvolvidas com no mínimo 25 estudantes. A carga horária diária por aluno é de 2 horas aulas, duas a três vezes por semana, totalizando uma carga horária de 4 a 6 horas aulas, no máximo, desenvolvida conforme Calendário Escolar.

Futuro Integral - SESC

SESC Educação como Referência, trabalha com a perspectiva de recuperar e estabelecer uma relação entre os conteúdos de sala de aula e o dia a dia dos alunos do primeiro ano do ensino médio.
Enquadra-se no Programa de Comprometimento e Gratuidade – PCG, e visa atender em período de contra turno escolar, alunos com perfil estabelecido no manual desse programa. É uma complementação pedagógica, de conhecimentos, conceitos e conteúdos, contribuindo para o sucesso da vivência escolar, e minimizando as dificuldades de assimilação de conteúdos e melhorando o aprendizado dos discentes.
A aplicação do projeto ocorrerá no Colégio Estadual Eron Domingues, na cidade de Marechal Cândido Rondon – PR, em uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná e o SESC Paraná. 

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o baixo rendimento dos alunos do ensino médio em geral, verificou-se a importância de promover ações voltadas ao incentivo e auxílio no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. 

OBJETIVO GERAL
O projeto visa facilitar o aprendizado dos alunos do primeiro ano do ensino médio, recuperar conteúdos e conceitos não assimilados, e ainda, estabelecer uma rotina de estudos tendo como mediadores orientadores nas áreas de língua portuguesa e raciocínio lógico. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular o aprendizado, a leitura e interpretação de textos e números dentro do contexto proposto;
• Realizar cálculos envolvendo os diversos conteúdos da matemática;
• Utilizar situações do cotidiano para que os alunos ampliem seus conhecimentos;
• Coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, como tabelas, gráficos e cartazes expositivos;
• Oferecer subsídios para que o educando construa e aprimore os diversos conceitos nas disciplinas de português e matemática;
• Oportunizar situações de aprendizagem que auxilie os discentes na compreensão de diversos conceitos;
• Estimular o relacionamento humano e social;
• Perceber a linguagem matemática e portuguesa e sua função de comunicação;
• Descrever pesquisas desenvolvidas e seus respectivos resultados;
• Utilizar recursos tecnológicos para a execução e visualização de resultados de pesquisas e demais atividades desenvolvidas.
• Recuperar os conteúdos e conceitos não entendidos;
• Promover o prazer pelo aprender através da ludo pedagogia;
• Dominar o básico da norma culta da língua portuguesa;
• Compreender as variações linguísticas.
• Estender as relações entre as linguagens coloquial e formal;
• Inter-relacionar linguagens objetivando reconhecê-las e interpretá-las;
• Explorar o texto, a inter textualidade, o discurso de modo que o aluno consiga contextualizá-los.
• Possibilitar que o aluno leia, de forma autônoma, os diferentes tipos de textos que circulam socialmente;
• Compreender o sentido das mensagens orais e escritas, reconhecendo as intencionalidades implícitas;
• Produzir textos escritos, coesos e coerentes, adequados às situações de interlocução;
• Revisar seu próprio texto;
• Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema;
• Compreender e utilizar gráficos para comprovar ou negar informações.
• Analisar, entender e organizar dados estatísticos a fim de integrá-los a demais informações e conhecimentos;
• Analisar de forma qualitativa e quantitativa as situações problemas, relacionadas às questões socioeconômica e ambiental;
• Desenvolver melhorias na qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar;
• Trabalhar com a diversidade cultural, observando as diferentes formas de ver o mundo, suas manifestações e representações em diferentes sociedades;
• Motivar a participação dos pais e professores através da cultura e lazer. 

RESULTADOS ESPERADOS
A partir do desenvolvimento dos trabalhos, espera-se que o rendimento escolar dos alunos envolvidos no projeto aumente significativamente. E a comunidade escolar esteja mais envolvida no processo de ensino aprendizagem. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
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CUNHA, C.; CINTRA, L.; Nova Gramática do Português contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
GERALDI, J. W.; Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de Letras/ALAB, 1996.
MAGDALENA, B. C.; Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MURCUSHI, L. A.; XAVIER, A. C. dos S.; (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
NEVES, M. H. de M.; Gramática de usos do português. São Paulo; editora da Unesp, 2000.
Orientações pedagógicas, matemática: sala de apoio à aprendizagem – Paraná – Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Curitiba: SEED – PR., 2005, 130p.
SACRISTÁN, J. G.; O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. porto Alegre: ArtMed, 2000.
ZABALA, A.; A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
JESUS, C. B. S.; Prêmio Professor do Brasil 2005 – Prática leitora através do brinquedo. P.86-89 in: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica Brasília, 2006.
KISHIMOTO, T. M.; O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learnirng, 2002.






























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