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"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
D. Pedro II


 

  

  



 DOCENTES  COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES 

 Atualizado em 13/04/2018

Confira os docente através do link: www4.pr.gov.br/escolas/cpfuncional_regencia.jsp

Atendimento ao CAEDV
Anelise Braga

Docência Sala Rec Multf Sf

Rosecler Klein

Professora com Apoio Alternativo

Professora Apoio Educação Especial T Glob Des

Lucidalva de Lima Vilha

Professor Interprete

Felipe Ferreira de Lima Vilha

Professores Readaptados amparados pela Lei 15308/06
Joel Weçolovis - Laboratório de Informática
Percy Cunha - Biblioteca
Roseli Beatriz Barbian Minks - Secretaria do Colégio
Rosângela Garcia Sobreiro Bitencourt - Auxiliar na Documentação Escolar e Secretaria do Colégio
Mirna Suzana Hermann Schnitzer
Sandra Maria Moreno Miranda Correa

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COMPETE AO CORPO DOCENTE
2.4.6 Compete ao Corpo Docente

1. participar da elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino, construído de forma coletiva e aprovado pelo Conselho Escolar;
2. elaborar, com a equipe pedagógica, a proposta pedagógica curricular deste estabelecimento de ensino, em consonância com o Projeto Político- Pedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;
3. participar do processo de escolha, juntamente com a equipe pedagógica, dos livros e materiais didáticos, em consonância com o Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
4. elaborar seu Plano de Trabalho Docente;
5. desenvolver as atividades de sala de aula, tendo em vista a apreensão crítica do conhecimento pelo aluno;
6. proceder à reposição dos conteúdos, carga horária e/ou dias letivos aos alunos, quando se fizer necessário, a fim de cumprir o calendário escolar, resguardando prioritariamente o direito do aluno;
7. proceder à avaliação contínua, cumulativa e processual dos alunos, utilizando-se de instrumentos e formas diversificadas de avaliação, previstas no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
8. promover o processo de recuperação concomitante de estudos para os alunos, estabelecendo estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem, no decorrer do período letivo;
9. participar do processo de avaliação educacional no contexto escolar dos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, sob coordenação e acompanhamento do pedagogo, com vistas à identificação de possíveis necessidades educacionais especiais e posterior encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário;
10. participar de processos coletivos de avaliação do próprio trabalho e da escola, com vistas ao melhor desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem;
11. participar de reuniões, sempre que convocado pela direção;
12. assegurar que, no âmbito escolar, não ocorra tratamento discriminatório em decorrência de diferenças físicas, étnicas, de gênero e orientação sexual, de credo, ideologia, condição sócio cultural, entre outras;
13. viabilizar a igualdade de condições para a permanência do aluno na escola, respeitando a diversidade, a pluralidade cultural e as peculiaridades de cada aluno, no processo de ensino e aprendizagem;
14. participar de reuniões e encontros para planejamento e acompanhamento, junto ao professor de Serviços e Apoios Especializados, da Sala de Apoio à Aprendizagem, da Sala de Recursos no Contra turno, a fim de realizar ajustes ou modificações no processo de intervenção educativa;
15. estimular o acesso a níveis mais elevados de ensino, cultura, pesquisa e criação artística;
16. participar ativamente dos Pré Conselhos e Conselhos de Classe, na busca de alternativas pedagógicas que visem ao aprimoramento do processo educacional, responsabilizando-se pelas informações prestadas e decisões tomadas, as quais serão registradas e assinadas em Ata;
17. propiciar ao aluno a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, visando ao exercício consciente da cidadania;
18. zelar pela frequência do aluno ao estabelecimento, comunicando qualquer irregularidade à equipe pedagógica;
19. cumprir o calendário escolar, quanto aos dias letivos, horas aulas e horas atividades estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
20. cumprir suas horas atividades no âmbito escolar, dedicando-as a estudos, pesquisas e planejamento de atividades docentes, sob orientação da equipe pedagógica, conforme determinações da SEED;
21. manter atualizados os Registros de Classe, conforme orientação da equipe pedagógica e secretaria escolar, deixando-os disponíveis no estabelecimento de ensino;
22. participar do planejamento e da realização das atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
23. desempenhar o papel de representante de turma, contribuindo para o desenvolvimento do processo educativo;
24. dar cumprimento aos preceitos constitucionais, à legislação educacional em vigor e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, como princípios da prática profissional e educativa;
25. participar, com a equipe pedagógica, da análise e definição de projetos a serem inseridos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
26. comparecer neste estabelecimento de ensino nas horas de trabalho ordinárias que lhe forem atribuídas e nas extraordinárias, quando convocado;
27. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
28. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar;
29. participar da avaliação institucional, conforme orientação da SEED;
30. cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.



DIREITOS

Aos docentes, equipe pedagógica e direção, além dos direitos que lhes são assegurados pelo Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná – Lei nº 6.174/70 e Estatuto do Magistério – Lei Complementar nº 07/76, são garantidos os seguintes direitos:

I. ser respeitado na condição de profissional atuante na área da educação e no desempenho de suas funções;

II. participar da elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, Regimento Escolar e Regulamentos Internos;

III. participar de grupos de estudos, encontros, cursos, seminários e outros eventos, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação e pelo próprio estabelecimento de ensino, tendo em vista o seu constante aperfeiçoamento profissional;

IV. propor aos diversos setores do estabelecimento de ensino ações que viabilizem um melhor funcionamento das atividades;

V. requisitar ao setor competente o material necessário à sua atividade, dentro das possibilidades do estabelecimento de ensino;

VI. propor ações que objetivem o aprimoramento dos procedimentos de ensino, da avaliação do processo pedagógico, da administração, da disciplina e das relações de trabalho no estabelecimento de ensino;

VII. utilizar-se das dependências e dos recursos materiais da escola para o desenvolvimento de suas atividades;

VIII. ter assegurado o direito de votar e/ou ser votado como representante no Conselho Escolar e associações afins;

IX. participar de associações e/ou agremiações afins;

X. participar da definição da Proposta Pedagógica Curricular da escola e sua Matriz Curricular, conforme normas emanadas da Secretaria de Estado da Educação;

XI. ter assegurado, pelo mantenedor, o processo de formação continuada;

XII. ter acesso às orientações e normas emanadas da Secretaria de Estado da Educação;

XIII. participar da avaliação institucional, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação;

XIV. tomar conhecimento das disposições do Regimento Escolar e do(s) Regulamento(s) Interno(s) do estabelecimento de ensino;

XV. compor equipe multidisciplinar, para orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana, ao longo do período letivo;

XVI. ter assegurado gozo de férias previsto em lei.


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DEVERES 

Aos docentes, equipe pedagógica e direção, além das atribuições previstas no Regimento Escolar, compete:

I. possibilitar que o estabelecimento de ensino cumpra a sua função, no âmbito de sua competência;

II. desempenhar sua função de modo a assegurar o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e a permanência do aluno no estabelecimento de ensino;

III. elaborar exercícios domiciliares aos alunos impossibilitados de frequentar a escola, em atendimento ao disposto no Regimento Escolar;

IV. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;

V. comparecer às reuniões do Conselho Escolar, quando membro representante do seu segmento;

VI. manter e promover relações cooperativas no âmbito escolar;

VII. cumprir as diretrizes definidas no Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino, no que lhe couber;

VIII. manter o ambiente favorável ao desenvolvimento do processo pedagógico;

IX. comunicar aos órgãos competentes quanto à frequência dos alunos, para tomada das ações cabíveis;

X. dar atendimento ao aluno independentemente de suas condições de aprendizagem;

XI. organizar e garantir a reflexão sobre o processo pedagógico na escola;

XII. manter os pais ou responsáveis e os alunos informados sobre o Sistema de Avaliação da Escola, no que diz respeito à sua área de atuação;

XIII. informar pais ou responsáveis e os alunos sobre a frequência e desenvolvimento escolar obtidos no decorrer do ano letivo;

XIV. estabelecer estratégias de recuperação de estudos, no decorrer do ano letivo, visando à melhoria do aproveitamento escolar;

XV. receber e analisar o pedido de revisão de notas dos alunos, solicitado no prazo estabelecido de 72 (setenta e duas) horas, após divulgação das notas;

XVI. cumprir e fazer cumprir os horários e calendário escolar;

XVII. ser assíduo, comparecendo pontualmente ao estabelecimento de ensino nas horas efetivas de trabalho e, quando convocado, para outras atividades programadas e decididas pelo coletivo da escola;

XVIII. comunicar, com antecedência, eventuais atrasos e faltas;

XIX. zelar pela conservação e preservação das instalações escolares;

XX. cumprir as disposições do Regimento Escolar.

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FOTOS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

Foto dos Professores - Dia 30 de Maio de 2008


Fotos dos Professores e Funcionários - Dia 04 de Março de 2008
Professores/Funcionários

Professores, Funcionários e Ex (professores e Funcionários) Desfile 7 de Setembro
Professores/Funcionários/Desfile 7 Setembro

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QUALIFICAÇÃO

Dentro das possibilidades viabilizar a participação dos profissionais da Escola, em Programas de Formação Continuada ofertados por Instituições Oficiais, com o objetivo de contribuir na preparação intelectual do profissional e consequentemente na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
O Profissional da Educação deve: 

• Ser dinâmico, dedicado, criativo, humorado, otimista, responsável, participativo, assíduo, pontual, sincero, aberto e asseado; 

• Ser Profissional da Educação com formação específica para cada disciplina e/ou função, mantendo-se em constante aperfeiçoamento e atualização; 

• Valorizar e colocar em prática as atualizações; 

• Ser detentor de informações gerais, aberto a mudanças; 

• Possuir um bom desempenho profissional; 

• Vestir a “camisa” do Colégio, trabalhando sintonizado com a Filosofia da Escola; 

• Estar envolvido e comprometido com a Educação e com todas as atividades realizadas pelo Colégio; 

• Transmitir aos alunos, na sua atuação pedagógica, conhecimentos necessários à vida; 

• Usar a linguagem culta no ambiente escolar; 

• Vivenciar e transmitir valores humanos (harmonia, respeito, ética, pontualidade e profissionalismo); 

• Valorizar o aluno, “ser humano”, procurando ajudá-lo e encontrando alternativas para entender as dificuldades que ele apresenta. 

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