Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
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A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
 Charles Chaplin


EQUIPE PEDAGÓGICA - TURNO E FUNÇÃO
Atualização 13/07/2016
DANIELA KIRSTEN FOLLMANN
Matutino  e
Vespertino
Equipe Pedagógica - Ensino Fundamental
ADRIANI NIEDERLE Vespertino Equipe Pedagógica - Ensino Médio
MARINA SPOHR Noturno Equipe Pedagógica - Ensino Médio
ADAIANA MALLMANN Noturno Equipe Pedagógica - Ensino Médio
SHIRLEY DELLA GIUSTINA
Matutino 
Equipe Pedagógica - Ensino Médio
LENIR TEIXERA Matutino Equipe Pedagógica - Ensino Fundamental
NEIVA FRITZEN Matutino e
Vespertino
Equipe Pedagógica - Ensino Médio
CLOTILDE ROSSATO
Vespertino Equipe Pedagógica - Ensino Fundamental
MIRNA WISSMANN Matutino,
Vespertino
Coordenadora do Curso de Formação de Docentes e Coordenadora de Estágio Supervisionado


COMPETE A EQUIPE PEDAGÓGICA


1. coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino;
2. orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática;
3. participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;
4. coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da SEED e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;
5. orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores do estabelecimento de ensino;
6. acompanhar o trabalho docente, quanto às reposições de horas aula aos discentes;
7. promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico visando à elaboração de propostas de intervenção para a qualidade de ensino para todos;
8. participar da elaboração de projetos de formação continuada dos profissionais deste estabelecimento de ensino, que tenham como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;
9. organizar, junto à direção da escola, a realização dos Pré Conselhos e dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no estabelecimento de ensino;
10. coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe;
11. subsidiar o aprimoramento teórico metodológico do coletivo de professores deste estabelecimento de ensino, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas;
12. organizar a hora atividade dos professores deste estabelecimento de ensino, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de efetivo trabalho pedagógico;
13. proceder à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos;
14. coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;
15. participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;
16. coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático pedagógico, a partir do Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
17. participar da organização pedagógica da biblioteca deste estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura;
18. acompanhar as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Química, Física e Biologia e de Informática;
19. propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e de sua participação nos diversos momentos e Órgãos Colegiados deste estabelecimento;
20. coordenar o processo democrático de representação docente de cada turma;
21. colaborar com a direção na distribuição das aulas, conforme orientação da SEED;
22. coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas, a partir de critérios legais, didático pedagógicos e do Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
23. acompanhar os estagiários das instituições de ensino superior quanto às atividades a serem desenvolvidas neste estabelecimento de ensino;
24. acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – ProFuncionário, tanto na organização do curso, quanto no acompanhamento da Prática Profissional Supervisionada dos funcionários cursistas da escola e/ou de outras cidades escolares;
25. promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social;
26. coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
27. acompanhar o processo de avaliação institucional deste estabelecimento de ensino;
28. participar na elaboração do Regulamento de uso dos espaços pedagógicos;
29. orientar, coordenar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptação e progressão parcial, conforme legislação em vigor;
30. organizar as reposições de aulas, acompanhando junto à direção as reposições de dias, horas e conteúdos aos discentes;
31. orientar, acompanhar e visar periodicamente os Livros de Registro de Classe;
32. organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno;
33. organizar registros para o acompanhamento da prática pedagógica dos profissionais deste estabelecimento de ensino;
34. solicitar autorização dos pais ou responsáveis para realização da Avaliação Educacional do Contexto Escolar, a fim de identificar possíveis necessidades educacionais especiais;
35. coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário;
36. acompanhar os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral;
37. acompanhar a frequência escolar dos alunos, contatando as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, quando necessário;
38. acionar serviços de proteção à criança e ao adolescente, sempre que houver necessidade de encaminhamentos;
39. orientar e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais, nos aspectos pedagógicos, adaptações físicas e curriculares e no processo de inclusão na escola;
40. manter contato com os professores dos serviços e apoios especializados de alunos com necessidades educacionais especiais, para intercâmbio de informações e trocas de experiências, visando à articulação do trabalho pedagógico entre Educação Especial e ensino regular;
41. assegurar a realização do processo de avaliação institucional deste estabelecimento de ensino;
42. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar;
43. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
44. elaborar seu Plano de Ação;
45. cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.


PROFISSÃO PEDAGOGO ESCOLAR
■Quem é o pedagogo na escola? 

Segundo Saviani:
"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É , pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar." 
Assim:
"Empenhem-se no domínio das formas que possam garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada, vale dizer, apropriação dos conhecimentos sistematizados. E, no interior das escolas, lembrem-se sempre de que o papel próprio de vocês será provê-las de organização tal que cada criança, cada educando, em especial aquele das camadas trabalhadoras, não veja frustrada a sua aspiração de assimilar os conhecimentos metódicos incorporando-os como instrumento irreversível a partir do qual será possível conferir uma nova qualidade às sua lutas no seio da sociedade".(SAVIANI,1985)

Segundo Libâneo:
Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Referências:
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.
SAVIANI, Demerval, Sentido da pedagogia e papel do pedagogo, ANDE / Revista da Associação Nacional de Educação, n.º 9, 1985.


 Elaboração: Elaine R.






































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