Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
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A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
 Charles Chaplin





DANIELA JULIANI KIRSTEN FOLLMANN
Matutino
e
Vespertino
Equipe Pedagógica - Ensino Médio
ELISEU GOMES DA SILVA SCHWINGEL
Matutino
e
Vespertino
Equipe Pedagógica
Ensino Médio
IZOLDE SCHNEIDER

Matutino
e
Vespertino
Equipe Pedagógica
Formação de Docentes
LENIR TEREZINHA ENGELMANN TEIXEIRA Matutino
Equipe Pedagógica
Ensino Fundamental
LISANDRE MARIA DONEL FUHR Matutino
Equipe Pedagógica
Ensino Fundamental
MIRNA ZENKER JOHANSSON WISSMANN

Matutino
Vespertino
Noturno
Equipe Pedagógica
Ensino Fundamental
MONICA ESTELA ERLICH
Vespertino
Equipe Pedagógica
Ensino Fundamental
NEIVA MARIA FRITZEN


Matutino
e
Vespertino
Equipe Pedagógica
Ensino Médio


COMPETE A EQUIPE PEDAGÓGICA


1. coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino;
2. orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática;
3. participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;
4. coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da SEED e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;
5. orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores do estabelecimento de ensino;
6. acompanhar o trabalho docente, quanto às reposições de horas aula aos discentes;
7. promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico visando à elaboração de propostas de intervenção para a qualidade de ensino para todos;
8. participar da elaboração de projetos de formação continuada dos profissionais deste estabelecimento de ensino, que tenham como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;
9. organizar, junto à direção da escola, a realização dos Pré Conselhos e dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no estabelecimento de ensino;
10. coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe;
11. subsidiar o aprimoramento teórico metodológico do coletivo de professores deste estabelecimento de ensino, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas;
12. organizar a hora atividade dos professores deste estabelecimento de ensino, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de efetivo trabalho pedagógico;
13. proceder à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos;
14. coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;
15. participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;
16. coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático pedagógico, a partir do Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
17. participar da organização pedagógica da biblioteca deste estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura;
18. acompanhar as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Química, Física e Biologia e de Informática;
19. propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e de sua participação nos diversos momentos e Órgãos Colegiados deste estabelecimento;
20. coordenar o processo democrático de representação docente de cada turma;
21. colaborar com a direção na distribuição das aulas, conforme orientação da SEED;
22. coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas, a partir de critérios legais, didático pedagógicos e do Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
23. acompanhar os estagiários das instituições de ensino superior quanto às atividades a serem desenvolvidas neste estabelecimento de ensino;
24. acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – ProFuncionário, tanto na organização do curso, quanto no acompanhamento da Prática Profissional Supervisionada dos funcionários cursistas da escola e/ou de outras cidades escolares;
25. promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social;
26. coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino;
27. acompanhar o processo de avaliação institucional deste estabelecimento de ensino;
28. participar na elaboração do Regulamento de uso dos espaços pedagógicos;
29. orientar, coordenar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptação e progressão parcial, conforme legislação em vigor;
30. organizar as reposições de aulas, acompanhando junto à direção as reposições de dias, horas e conteúdos aos discentes;
31. orientar, acompanhar e visar periodicamente os Livros de Registro de Classe;
32. organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno;
33. organizar registros para o acompanhamento da prática pedagógica dos profissionais deste estabelecimento de ensino;
34. solicitar autorização dos pais ou responsáveis para realização da Avaliação Educacional do Contexto Escolar, a fim de identificar possíveis necessidades educacionais especiais;
35. coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário;
36. acompanhar os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral;
37. acompanhar a frequência escolar dos alunos, contatando as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, quando necessário;
38. acionar serviços de proteção à criança e ao adolescente, sempre que houver necessidade de encaminhamentos;
39. orientar e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais, nos aspectos pedagógicos, adaptações físicas e curriculares e no processo de inclusão na escola;
40. manter contato com os professores dos serviços e apoios especializados de alunos com necessidades educacionais especiais, para intercâmbio de informações e trocas de experiências, visando à articulação do trabalho pedagógico entre Educação Especial e ensino regular;
41. assegurar a realização do processo de avaliação institucional deste estabelecimento de ensino;
42. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar;
43. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
44. elaborar seu Plano de Ação;
45. cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.


PROFISSÃO PEDAGOGO ESCOLAR
■Quem é o pedagogo na escola? 

Segundo Saviani:
"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É , pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar." 
Assim:
"Empenhem-se no domínio das formas que possam garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada, vale dizer, apropriação dos conhecimentos sistematizados. E, no interior das escolas, lembrem-se sempre de que o papel próprio de vocês será provê-las de organização tal que cada criança, cada educando, em especial aquele das camadas trabalhadoras, não veja frustrada a sua aspiração de assimilar os conhecimentos metódicos incorporando-os como instrumento irreversível a partir do qual será possível conferir uma nova qualidade às sua lutas no seio da sociedade".(SAVIANI,1985)

Segundo Libâneo:
Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Referências:
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.
SAVIANI, Demerval, Sentido da pedagogia e papel do pedagogo, ANDE / Revista da Associação Nacional de Educação, n.º 9, 1985.


 Elaboração: Elaine R.




























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