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O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa ‘disforme’ a ser moldada pelo professor.” 

Piaget

CONSELHO DE CLASSE
 

    Conselho de Classe

O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos pedagógicos, com atuação restrita a cada classe do Estabelecimento de Ensino, constituído pela Direção, pela Equipe Pedagógica, por todos os professores que atuam numa mesma classe, alunos e pais, quando convocados. Sua função essencial é a participação direta, efetiva e entrelaçada dos profissionais que atuam no processo pedagógico, sendo o foco central o processo de ensino e a aprendizagem dos educandos, constatada através da avaliação.
No colegiado são coletadas sugestões, ideias, para redefinir práticas pedagógicas e ações coletivas e/ou individuais pela Escola, bem como aperfeiçoar o processo de avaliação, tanto em seus resultados sociais como pedagógicos. 
Veja mais no documento abaixo....

 

Documento na íntegra extraído do PPP
Conselho de Classe
 Gestão Participativa
 

Conselho de Classe 

1º Conselho de Classe - Diagnóstico
1 -
Ficha com dados básicos de cada aluno: histórico do aluno e vida escolar (promoções, reprovações, aprovado por Conselho), que será preenchido pelo(a) Professor(a) de Classe durante o 1º bimestre, mediante dados fornecidos pela Secretaria e Orientação Educacional.
1.1- Esses dados serão repassados aos demais professores no 1º Conselho de Classe;
1.2 - Fazer um projeto envolvendo alunos e pais, para trabalhar com os repetentes e/ou promovidos por Conselho.
2. Mudar a sistemática do Conselho – não ter como enfoque principal a nota, mas os requisitos básicos que causam o baixo rendimento escolar.
2.1 - Para tanto, deverá ser elaborada uma ficha padrão onde cada professor observará os requisitos (a serem definidos) como por exemplo: leitura, interpretação, ortografia, atenção, organização, produção, raciocínio lógico, material, tarefas, ou outros. E citar quais os alunos apresentam estas dificuldades, durante o 1º bimestre
2.2 - O (a) Professor(a) de Classe fará uma “ficha resumo” com os dados observados e fornecidos pelas disciplinas, que trará para o Conselho de Classe (durante o conselho cada professor terá a da sua disciplina em mãos).
2.3 - Durante o Conselho, os professores, de posse das suas fichas de anotações discutirão quais os procedimentos para melhorar o rendimento escolar dos alunos.
2.4 - Professor(a) de Classe, logo após o conselho trabalhará o retorno destas informações e encaminhamentos com a turma, em sala de aula, com um tempo necessário para esclarecer todo o resultado do conselho, as dificuldades encontradas, apresentar as sugestões dos professores e buscar dos alunos suas sugestões para a superação de tais problemas. (tentar o compromisso e comprometimento de cada aluno. Registrar o que ele fará para que isto aconteça).
Após o Conselho de Classe: A ficha individual com o histórico de cada aluno e a ficha com o resumo da turma, que recebeu todas as informações e anotações, será repassada para OE que fará o chamamento daqueles pais cujos filhos possuem maiores dificuldades ou outras necessidades, com registro em ata.
Reunião Pedagógica para verificação de resultados
Após o Conselho de Classe bimestral a Orientadora faz o espelho de classe, repassa aos alunos e pais, registrando em ata. 

2º Conselho de Classe
2 - Conselho de Classe com a presença de pais, alunos, professores e equipe pedagógica.
2.1 - Pré conselho (somente o colegiado da turma).
2.2 - Antes do Pré conselho cada professor preenche a ficha com os requisitos básicos que causam o baixo rendimento escolar.
2.3 - Pré conselho cada professor apresenta a ficha e o Professor de Classe, de posse da “ficha resumo” do 1º Conselho fará uma verificação, anotará as modificações, resolução e/ou permanência de problemas e novas situações. Após as discussões será definido, em conjunto, o que será dito, apresentado na reunião com os pais e alunos e quais os pais que deverão conversar em particular com professor(es).
2.4 - Conselho de Classe com a presença de pais, alunos, professores e Equipe Pedagógica.
• Equipe Pedagógica
- Objetivo do Conselho de Classe;
- Esclarecer bem aos pais a sistemática das reuniões anteriores
• Professor de Classe
- Apresentação da Ficha Resumo organizada no pré conselho
• Entrega de boletins
• Conversas individualizadas – professores - pais - alunos, com registro em ata.
Reunião Pedagógica para verificação de resultados
Após o Conselho de Classe bimestral a Orientadora faz o espelho de classe, repassa aos alunos e pais, registrando em ata.

3º Conselho de Classe
3 - Presença do Colegiado da turma, equipe pedagógica e direção
3.1 - Durante o 3º bimestre o Professor de Classe realiza com a turma uma auto avaliação da própria turma
• Objetivos para o final do 3º e 4º bimestre;
• Pontos positivos da Escola - da turma;
• O que deve mudar aluno(s) - turma?
• Disciplinas que encontra dificuldade. Qual o motivo? (Qual o papel do aluno para sanar estas dificuldades).
3. 2 - No próprio Conselho de Classe
• Apresentação da auto avaliação da turma pelo Professor de Classe
• Análise das Fichas Resumo do 1º e do 2º Conselhos com a situação e desempenho de cada aluno. Se for necessário novos encaminhamentos ou reforçar as propostas anteriores.
OBS: A intenção destes procedimentos (na Ficha Resumo) é que no final do ano se tenha todos os procedimentos com a turma – o histórico e o perfil da turma, inclusive para o ano seguinte.
OBS: Neste momento garantir um acesso aos resultados em cada disciplina, através da exposição dos espelhos de cada turma (1º, 2º e 3º bimestre), em murais ou em pastas.
3.3 - Replanejamento de estratégias e/ou metodologias, pelo professor, quando o aluno encontra dificuldades de compreensão só em uma ou duas disciplinas.
3.4 - Convocar para reunião específica os pais, ou responsáveis pelos alunos que ainda permanecem com baixo rendimento e fazer o registro em ata.
Reunião Pedagógica para verificação de resultados
Após o Conselho de Classe bimestral a Orientadora faz o espelho de classe, repassa aos alunos e pais, registrando em ata. 

4º Conselho de Classe - Conselho Final
O Colegiado de cada turma é soberano.
Analisar criteriosamente cada caso:
• evolução do aluno durante o ano, a partir do diagnóstico;
• se buscou solucionar o(s) problema(s);
• teve oportunidade de fazê-lo.
Divulgação dos Resultados em edital e entrega de boletins.


 

 






































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