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"Sem a curiosidade que me move,que me inquieta,que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Paulo Freire 




GRUPOS DE ESTUDOS - PLANEJAMENTO



Planejamento dia 16 de Março
Reunião Pedagógica dia 14 de Fevereiro
Consultas - Gestão Escolar 
Professores PDE 2077 - Formatura - Vera P. e Suzana M.
Profuncionários - Formatura - Auriluz e Cleonice
Poema de Asta Metz- Formada no Curso  Profuncionário

Professores afastados 100% - PDE 2014
- Percy Cunha
- Marcia  Pazzetto
- Odete Andreolli Cunha

Planejamento 16/03/2009
 

O Planejamento teve início às 8h, com abertura feita pelo diretor Sandro, dando boas vindas a todos os presentes e colocando os investimentos que foram feitos nas férias e o quando está previsto o término da reforma. Esclareceu os presentes que a falta de energia do bloco C, será feito o conserto no final de semana, pois precisa ser desligada a Energia do Prédio todo.  Ainda colocou sobre a merenda, que no ano de 2009, será distribuída pelo governo do Estado do Paraná. A posse simbólica dos diretores foi dia 11 de março e as informações estão contidas no link participação de eventos. 
    

Na sequências as professoras Elaine H. E Anelise fizeram uma explanação detalhada sobre a Sala de Recurso. Cujo arquivo estará a disposição neste conteúdo. 




PDE- Professoras Judite e Rosaine
As professoras Judite e Rosaine, explanaram sobre o plano de trabalho das mesmas no PDE, sendo que a professora Judite irá trabalhar sobre o Levantamento de índices, emprego e desemprego, formas de conhecer a realidade e conhecimento histórico vivido. A professora Rosaine fará seu trabalho dentro da área esportiva, tendo Esporte como conteúdo estruturante. Mudar o Esporte na mídia, suas diferentes dimensões, possibilidades e participação de todos, trabalhando com habilidades, exclusão. O objetivo é trazer os alunos discriminados para a aula e minimizar a exclusão, mesmo sem habilidade 

  A Equipe Pedagógica representado pela professora Margareth que nos colocou a necessidade de trabalhar os conteúdos que foram trabalhados no início do ano, Desafios Contemporâneos, dispostos a princípio da seguinte forma: 
Educação Ambiental - seriam trabalhados com as seguintes disciplinas: Ciências, Biologia, Geografia, Ensino Religioso, 
-  Educação Fiscal – Disciplinas: Matemática e Sociologia
- Cultura Afro – Disciplinas: História, Sociologia, Filosofia, Artes, Língua Inglesa e Educação Física. 
-  Prevenção ao uso da Droga. Química, Biologia e Ciências 
-  Violência na Escola: Patrulha Escolar, Equipe Pedagógica e Direção. Com palestras. 
-  Sexualidade: Português, Ciências – através de Palestras.

Foi proposto pelos professores trabalharem estes conteúdos como tema da Feira de Ciências deste ano. Para verificar esta viabilidade foi criada uma comissão, que irá decidir, se é possível e de que forma irá acontecer. A comissão é formada por: Direção, Equipe Pedagógica, Professores: Lisane, Guilherme, Cleber, Elaine B., Paulo G,. Keli, Marlise, Willian, Laurita, Vera P, Célia Sá, Ursula, Angela N., Edson, Talita, Mª Cristina, Leocir, Marguit e Luciara. 


A Professora Cristina Supervisora, esclareceu sobre a Feira de Poucos reais, que será realizada no dia 15 de maio, já pedindo aos professores que divulguem e separem os produtos para serem doados. Lembrando que o lucro será revertido em benefício a comunidade escolar. E também fazendo a parte mais gratificante, que é a parte social, pois os produtos são repassados a poucos reais e pessoas carentes, podem adquirir os produtos. Além disto sabemos que nossa feira abrange a outros municípios inclusive o Paraguai. 

Ainda nos colocou sobre a alteração do calendário Escolar, em função dos Jogos Escolares. Foi colocado aos professores a proposta, e no final do dia ficamos sabendo que os Jogos foram transferidos e que nova programação será divulgada. 

Foi proposto pelos professores de Língua Portuguesa que sejam feitos cartazes para serem colocados na sala de aula, para fixados pelos alunos e trabalhados pelos professores. Com o Novo Acordo de Ortografia. 

O Colégio recebeu o Prêmio como melhor Entidade Pública Estadual e o prêmio serão no dia 28 de março. Todos os professores estão convidados, por adesão.

Enviado pelo NRE um e-mail solicitando doação de sangue para a Professora Ilse, que trabalha no NRE, ficou de ser organizado de que forma será feita.

Outro tema que foi colocado aos professores foi que o Colégio foi inscrito na Olimpíada de Astronomia, será no dia 15 de maio, estamos no aguardo da confirmação da Entidade para sabermos se nossa inscrição foi aceita. 


   

A Tarde os professores se reuniram em grupos para elaborar seu plano de aula em grupo. Os professores de Educação Física tiveram uma reunião com a Direção onde ficou estabelecido quem ficaria responsável pelas disciplinas disputadas nos Jogos Escolares, a mesma está fixada nos murais do colégio. 

   

   

   

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REUNIÃO PEDAGÓGICA  2009.

 No ano  2009, foi realizada a Reunião Pedagógica do Colégio, iniciando às 8 horas, nas dependências do mesmo. 
A reunião começou com o Diretor Sandro Ionei Augsten que deu boas vindas aos professores, bem como a apresentação dos professores novos. Comunicou aos professores presentes, sua ida a Curitiba com a nova programação da Merenda Escolar,  sendo esta a partir deste ano feita pelo Governo do Estado do Paraná e que anteriormente era feito através da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Além disto colocou as melhorias feitas no Colégio no período de férias e sobre a revisão de entrega da obra pela empresa que efetuou a reforma. 
Sobre o Cronograma de atividades o que ficou pendente foi a Festa Junina, pois esta precisa do aval da diretoria da APMF, sendo que a gestão da atual vence em 29 de maio de 2009.
Atividades do Cronograma anual também serão revistas e apresentadas na próxima reunião. 


Na sequência a Diretora Auxiliar Professora Clarete Spohr fez a leitura a todos os presentes das Normas para o Bom Funcionamento do Colégio – para o ano de 2009, aos professores. Os alunos terão suas Normas quando for fornecido a carterinha escolar aos estudantes. 



A Instrução nº 14/08 que Estabelece as normas quanto a obrigatoriedade do uso do livro Registro de Classe, como proceder para o preenchimento, foram discutidos os itens que estabelecem a Instruções, dúvidas e novidades, procedimento de justificativas, faltas, a disponibilidade dos mesmos para consulta no educandário, quando o Estabelecimento desenvolve atividade pedagógica e cumpre sua carga horária, como proceder quando os alunos são dispensados pelo estabelecimento para sediar jogos escolares, bem como na falta do professor, no registro da movimentação do aluno, a comunicação da mesma quando o aluno for faltoso, a comunicação de remanejamento.
A leitura da Instrução foi intermediaria pela Professora Cristina Bier da Equipe Pedagógica

Legislação vigente:

Decreto – Federal nº 1044 de 21 de outubro de 1969
Decreto – Federal nº 715 de 30 de julho de 1969
Lei Federal nº 6202 de 17 de abril de 1975
Lei Estadual nº 7102, de 15 de janeiro de 1979
Parecer nº 15/99 CEB/CNE de 4 de outubro de 1999
Parecer nº 31/02 CEB/CNE de 3 de julho de 2002
Deliberação nº 31/86 – CEEE de 5 de dezembro de 1986
Instrução Normativa Conjunta nº 01/04 – SUED/GRHS/SEED
Lei nº 6174/70, Artigo 128, Inciso VI 

   

   
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Consultas - Gestão Escolar 

Professores e Funcionários verifiquem junto aos Órgãos competentes se este curso vale certificado para Progressão de Nível.

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