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A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. 
Confúcio

PLANEJAMENTO

01/04/2011 - Replanejamento
As atividades desenvolvidas na reunião do replanejamento foram as seguintes:
- Discução sobre o questionários "A Escola que Queremos"
- Projetos do Colégio
- Planejamento das disciplinas (PTD) para o segundo semestre.
Vejas as fotos do Evento


 Reuniões Pedagógicas

1. AÇÃO
• Socialização de conhecimentos e informações.

2. OBJETIVO
• Ler, estudar e analisar textos relacionados a educação, promovendo aos professores novas possibilidades de adquirir conhecimentos e compartilhar experiências, afim de melhorar suas ações educativas.

3. DETALHAMENTO DA AÇÃO
• Leitura de texto, análise e discussão dos mesmos;
• Relatos e depoimentos;
• Registro das informações.

4. CONDIÇÕES / RECURSOS
• Textos, papel, caneta, retro projetor. Giz, quadro(lousa), TV Multimídia. 

5. AÇÃO
• Grupo de Estudos.

6. OBJETIVO
• Oportunizar aos docentes o aperfeiçoamento e atualização dos seus conhecimentos, levando a uma reflexão da prática educativa, buscando mais qualidade educacional.

7. DETALHAMENTO DA AÇÃO 
• Levantamento de dados da escola quanto ao rendimento escolar e resultados finais;
• Selecionar material de estudos, relacionados ao processo de avaliação da aprendizagem na escola;
• Formação de grupo de estudos;
• Organização do período de estudos.

8. CONDIÇÕES/RECURSOS
• Salas do Colégio e reprodução do material.

9. RESPONSÁVEL
• Direção e Equipe Pedagógica 

CRONOGRAMA
• Encontro bimestral. 

Formação Continuada – Formação de Grupos de Estudo: Professores e Funcionários

1. AÇÃO
• Viabilizar o processo ensino-aprendizagem de qualidade envolvendo os segmentos da comunidade escolar (Profuncionário);
• Escolha dos temas a serem discutidos/estudados segundo as necessidades da realidade escolar e do grupo a se reunir.

2. OBJETIVO
• Buscar soluções para problemas do cotidiano escolar;
• Proporcionar formação pessoal e profissional dos participantes;
• Trocar experiências entre os segmentos reunidos (professores e funcionários).

3. DETALHAMENTO DA AÇÃO
• Formação de grupos para estudo por segmento;
• Escolha de temas segundo a necessidade da escola;
• Discussão, troca de experiências e busca de soluções para os mesmos; 
• Motivação pessoal para melhor resultado, visando a auto-estima dos participantes.

4. CONDIÇÕES/RECURSOS
• Textos diversificados para leituras e estudos;
• Recursos audio-visuais;
• Profissionais especializados na área de interesse;
• Recurso de Multimídia

5. RESPONSÁVEL
• Direção, Equipe Pedagógica e profissionais convidados.

6. CRONOGRAMA
• Durante o ano letivo ou em datas pré-determinadas pelo Calendário Escolar.


7. RESPONSÁVEL
• Direção e Equipe Pedagógica; 

8. CRONOGRAMA
• Conforme datas previstas no calendário escolar.

9. Formação Continuada – Participação em Cursos/Eventos e Grupos de Estudos


PARADA PEDAGÓGICA – SETEMBRO DE 2010

          O início da Reunião foi com as boas vindas da direção do Colégio, com um início diferenciadona sua mensagem, foram convidados os professores que nos fizeram apresentação no violão e canto. Os professores foram José Edione e Profª Rosane P.
         Na sequência a Profª Célia da Equipe Pedagógica deu início as atividades do dia, começando com orientações para os professores iniciantes, como o uso da carterinha, Regras de conduta, Regimento Escolar e informações do trabalho do 4º bimestre que foi sugerido anteriormente e que será colocado em prática no dia 10 de novembro uma amostra de trabalhos nos três períodos.
          Formada a comissão, que irá organizar os critérios e o regulamento desta mostra de trabalho.
          A Profª Neusa da Equipe Pedagógica iniciou sua colocação sobre o PTD (Plano de Trabalho Docente), com a explanação inicial, ponto de partida,conhecer o PPP (Projeto Político Pedagógico) verificou-se que os estudos começaram antes do século 15. Após explanou sobre os PCN, Diretrizes Curriculares, onde você pode entrar, para verificar seu contexto, está no site do colégio: 
www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=127  ► Diretrizes curriculares
www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=36    ►Projeto Político Pedagógico
www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37    ►Regimento Escolar na íntegra
         No windows pressione na linha a tecla Crtl + clique para verificar o documento acima citado.
         A profª Neusa continuou a sua explanação com o PTD – que é o desdobramento do conteúdo estruturante – partindo do mesmo para fazer o PTD, após sua explanação foi feita uma verificação de plano de trabalho docentes, cedidos pelos professores para melhor esclarecimento dos mesmos.(documento em anexo)
        Após o intervalo foi feita para aproximadamente 50 participantes uma palestra sobre Segurança Prevenção de Acidente e sua prática na Escola. (Arquivo abaixo).
       Ficaram para parte final os professores que iniciaram o no colégio para exclarecimentos uso do laboratório de ciências e informática, biblioteca, carterinha, Bom andamento do Colégio, dentre outras informações. A quem não participou da reunião procurar a Equipe Pedagógica para receber as informações que foram repassadas.
       Clique na imagem abaixo e veja o arquivo sobre: 
►Plano de Trabalho Docente (arquivo abaixo) 
►Documento sobre Prevenção de Incêndio (arquivo abaixo)
 

Clique aqui e veja mais sobre Prevenção de Incêndio: PEP

Durante a reunião Pedagógica foram apresentados cartazes sobre o concurso Hino do Paraná. Estamos divulgando os cartazes e os alunos que participaram do Evento: São eles Giácomo com modalidade Redação, Letícia e Anderson na modalidade Cartaz. Os trabalhos estão muito bem elaborados, a Direção bem como os professores tiveram dificuldades em escolher qual cartaz enviar, pois seria um por escola, ficando o Cartaz da aluna Letícia. Parabéns aos alunos participantes desta modalidade, e que venham com glórias para vocês.

Veja as fotos dos alunos com os cartazes e do aluno que fez a redação
Veja as fotos do Evento - Participação do Curso
Veja as fotos do Evento Prevenção de Incêndio.
 

CAPACITAÇÃO DE JULHO DE 2010.
Nesta quarta-feira (11), mais de 100 profissionais da Educação retomaram as atividades pedagógicas no Colégio Estadual Eron Domingues. Até sexta-feira (13), professores, diretores, pedagogos e funcionários participaram dos trabalhos da Semana Pedagógica e discutem o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola.

Segundo a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, essa prática visa o planejamento das ações da escola e a tomada de decisões por parte da comunidade escolar, seguindo os princípios da gestão democrática. Em mensagem aos educadores, Yvelise lembrou que o Paraná tem se destacado nacionalmente na educação e que os resultados obtidos pelo estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apontam para o acerto das políticas pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) nos últimos anos. “Os índices mostram, para a sociedade, todo nosso esforço, todo nosso compromisso com o povo do Paraná, portanto estamos de parabéns todos nós, professores, alunos, comunidade escolar e gestores, ainda que saibamos que nosso compromisso é ir muito além do que conquistamos”, disse.

“A semana pedagógica oferece e legitima um tempo da escola para que ela tenha a oportunidade de fazer um diagnóstico da sua prática pedagógica, fundamentá-la e fazer o planejamento de ações”, definiu Elisane Fank, coordenadora de Gestão Escolar da Superintendência da Educação. Segundo ela, o PPP é um documento no qual estão todos os indicativos que facilitam e organizam todas as atividades dentro da escola. Ele orienta o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história. “O Projeto é a expressão da identidade de cada escola, da sua própria cultura escolar e é resultado de uma contribuição coletiva”, destacou.

O PPP também determina o planejamento a curto, médio e longo prazo, intervindo diretamente na prática pedagógica diária. As ações refletidas no projeto incluem desde os conteúdos, avaliação e funções até as relações que se estabelecem na escola e com a comunidade. É um documento público, fruto de uma discussão coletiva da comunidade escolar.

AVANÇO – Segundo Jailson da Silva Neco, professor do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa a discussão que esta sendo realizada em torno do PPP é um avanço para o setor da Educação. “O projeto permite que a escola lance desafios dentro da sua própria realidade e busca a sua realização, neste sentido ele é extremamente proveitoso”, afirmou. Para ele, a imposição de um projeto único para todo o Estado seria engessar a autonomia das escolas porque elas possuem realidade diferentes.

“É preciso que existam espaços para discutir, porque todos têm a sua voz e sua importância, é um direito e um dever do funcionário participar deste processo”. Na escola já existe uma abertura muito grande para que todos os assuntos sejam discutidos. “Isto permite uma interação, cada um tem uma função, mas todos têm um objetivo, é um conjunto que permite a formação de um aluno cidadão”.

O NRE de Toledo responsável pelo acompanhamento e suporte dos trabalhos da semana pedagógica. O Projeto Político Pedagógico finalizado da escola ao ser readequado será tornado público no final de outubro e estará disponível nas páginas das escolas na internet.

Os documentos que orientam os trabalhos dos profissionais da educação podem ser acessados no sítio www.diaadia.pr.gov.br/cge.

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REUNIÃO PEDAGÓGICA DO DIA  01/04/2010

A Reunião começou com a explanação do Diretor do Estabelecimento dando boas vindas aos presentes, apresentando os professores e funcionários que começaram a trabalhar depois da Semana Pedagógica.
Foi nos colocado as normas do Colégio, bem como a funcionabilidade do mesmo. Expôs-nos sobre a sequencia do trabalho a ser desenvolvido neste dia.
Apresentou para os professores e funcionários presentes o cronograma da APMF e do Colégio que já estão confirmados até o momento da reunião.

- 1º Feira de Poucos Reais – com a supervisão da Professora Cristina e como colaboradores os alunos dos terceiros anos. Tendo estes os professores de classe como orientadores da Feira de Poucos Reais. Foi explanado ao grupo o que é a Feira de Poucos Reais bem como o Dia D. Que foi nos dias 29 e 31 de março. A feira foi promovida no dia 09/04/2010.

- 2º O jantar dos alunos do curso de Formação Docente, que juntamente com a APMF, foi realizado no dia 26 de março em parceria com a APMF.

- 3º A data proposta para a reinauguração do Colégio – 27 de março de 2010, transferida sem nova data proposta.

- 4º O jantar italiano que foi transferido do ano de 2009 ( em função da Gripe A) para o dia 08/05/2010. Será no Café colonial, promoção da APMF. Dia das Mães.

-5º A Festa Junina foi marcada para o dia 11 de junho. Sendo esta nos mesmos moldes das festas anteriores.

- 6º A formatura do Curso de Formação de Docentes: serão dois dias, no primeiro dia o culto e no segundo dia a colocação de grau, visto ser este um curso profissionalizante, no dia 10/12 colação de grau e no dia 11 será no clube Aliança.

- 7º A formatura do Ensino Médio será nos mesmo moldes dos anos anteriores e acontecerá no Clube Aliança dia 17/12.

Na sequencia do cronograma do Ano de 2010 onde contempla os Projetos proposto no início do ano letivo que são: Drogas, Valores Humanos, Conservar o Meio Ambiente Sugestão de Filmes e comentários: Criança Alma do Negócio (comentário do Yotube) e Coach Karten – Treino para a Vida. Continuando exposição do Ensino Médio em Blocos com data para apresentação do para os pais foi feita no dia 23 de março. Bem como a Reunião com os pais das Quintas séries que ocorreu no dia 22 de março.

A Diretora Auxiliar Professora Clarete, colocou PEP Prontidão Escolar Preventiva reunião em que ela e a Professora Orientadora Neusa participaram em Cascavel e que deverá formado no colégio uma comissão para poder fazer o trabalho proposto no PEP. Para que os Alunos tenham condições de saírem de uma condição de risco bem se machucarem. No Primeiro momento será criada uma comissão e após disto serão feitos durante o ano quatro simulações, para que os alunos estejam preparados. Sugestão assistir o Filme Guerra do Terror.
A conclusão da reunião foi o planejamento das disciplinas, com seus pares ou mesmo com matérias afins.

Proinfo Software Educacional foi colocado que estão abertas inscrições para o Proinfo Educacional que será realizado no Colégio Eron Domingues com um cronograma.
Dias: 07/ maio 21/maio - 28/maio - 11/junho
Carga Horária: 20 horas Presenciais - 20 horas a Distância.
Inscrições Para Oficinas Oferecidas Pela CRTE em 2010
* Objetivos: Conhecer os softwares e suas potencialidades como recursos para a prática pedagógica;
* Oficinas:JClic – Professores de todas as disciplinas -Geogebra
Professores de matemática e física Gimp e Cmap Tools
Professores de todas as disciplinas
*Introdução à Educação Digital – Professores de todas as disciplinas
* Público: Professores atuantes nas escolas/colégios da Rede Estadual de Ensino;
* Duração: 05 encontros presenciais com 04h cada (20h) e 20h a distância;
* Certificação: emitida pela Capacitação/SEED-PR
Fotos do Evento:
  
  
  
  

  
  


Planejamento do Ano Letivo 2010
Dias 01 e 02 de Fevereiro de 2010.

O Planejamento do Ano Letivo ocorreu com o início de informações da Equipe Pedagógica e Direção dando Boas Vindas aos professores presentes. Sendo repassado aos professores as Orientações do Colégio, as melhorias que foram feitas no Colégio, como irá funcionar a Reunião do Planejamento, as Normas do Colégio, o novo Calendário de 2010, que será um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio em Blocos, esclarecimentos sobre a cantina entre outros.
Foi repassado a todos presentes que o Colégio adotou o Ensino Médioo em Blocos, aprovados pelo colegiado no final de 2010 , para que os professores organizagem seu Plano Docente para o semestre, reunindo por disciplinas ou mesmo por áreas afins, tanto no Médio como no Fundamental.
Orientação para o preenchimento do livro de chamada : arquivo

Calendário do Ensino Fundamental: arquivo

Calendário do Ensino Médio Blocos: arquivo

Plano de Trabalho Docente: arquivo

Fotos do Evento:
Início da Reunião de Planejamento Diretor Sandro e Diretora Auxiliar Clarete Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010
Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010 Planejamento Pedagógico - Fevereiro 2010



2009 - Reunião 14/11/2009

Arquivo da Reunião


ENCONTROS PEDAGÓGICOS

1.AÇÃO
Socialização de conhecimentos e informações.

2.OBJETIVO
Ler, estudar e analisar textos relacionados a educação, promovendo aos professores novas possibilidades de adquirir conhecimentos e compartilhar experiências, afim de melhorar suas ações educativas.

3.DETALHAMENTO DA AÇÃO
Leitura de texto, análise e discussão dos mesmos;
Relatos e depoimentos;
Registro das informações.

4. CONDIÇÕES / RECURSOS
Textos, papel, caneta, retroprojetor. giz, quadro(lousa), computador, data show.

5. RESPONSÁVEL
Direção e Equipe Pedagógica;

3.CRONOGRAMA
Conforme datas previstas no calendário do ano vigente.

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GESTÃO DEMOCRÁTICA  DA EQUIPE 

1. AÇÕES
• Construção e implementação do P rojeto Político Pedagógico;
• Organização do T rabalho Pedagógico no cotidiano do Colégio.

2. OBJETIVOS:
• Coordenar a elaboração coleti va do P .P .P .
• Criar condições para a participação dos profissionais da Escola e Comunidade na construção e implementação do P .P .P .
• Organizar o tempo e espaço escolar para o trabalho pedagógico e práticas docentes.
• Produzir e implementar as Propostas Curriculares de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
• Viabilizar a formação continuada aos profissionais da Escola.
• Assessorar o Professor na elaboração dos Planos: Anual e de Aulas.
• Coordenar os Conselhos de Classe e planejar com o colegiado as intervenções e encaminhamentos às situações levantadas.
• Participar da análise, nos aspectos pedagógicos, e da referida regularização da Vida Escolar de estudantes oriundos de outros Estabelecimentos, Estados e/ou Países.
• Orientar e incentivar os estudantes para assumirem com responsabilidade disciplinas em dependência ou com adaptação.
• Incentivar professores, estudantes e comunidade escolar no desenvolvimento de Projetos.
• Incentivar e propiciar a participação da Comunidade Escolar nas atividades do Colégio.
• Atender os pais de forma contínua, durante todo o ano letivo, visando a participação dos mesmos no processo ensino e aprendizagem.
• Assessorar e acompanhar as atividades avaliativas, tanto escolares como institucionais.

3. DETALHAMENTO DAS AÇÕES
• Estudos e elaboração do PPP pelos membros da Comunidade Escola.
• Organização do espaço e tempo :
• matriz cur ricular, turmas – distribuição de aulas;
• calendário escolar – planejamentos – Conselhos de Classe – Grupos de Estudos;
• projetos – atividades culturais e esportivas.
• Estudos e produção das Propostas Curriculares de cada disciplina do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
• Formação Continuada – Capacitação – Grupos de Estudos, palestras a nível de Escola. Divulgar os eventos do Estado: Simpósios – Cursos – Reuniões T écnicas, P.D.E.
• Suporte teórico e prático na elaboração dos Planos Anuais e de Aula, conhecendo os materiais e equipamentos, bem como, os livros didáticos e o acervo da biblioteca que está disponível para o Planejamento e para a prática docente.
Obs.: Sugerir materiais a serem adquiridos pela APMF e/ou Direção.
• Participar de todos os Conselhos de Classe de forma a garantir um processo coletivo de reflexão – ação, sobre o trabalho pedagógico.
• Análise e encaminhamentos necessários para a regularização da Vida Escolar de estudantes, oriundos de outros Estabelecimentos, Estados e/ou Países, com a realização de adaptações de disciplinas.
• Definição de professores e horários para que atendam estudantes com disciplinas em dependência.
• Projetos , com plano de ação próprio.
• Participação dos pais na Escola:
• atendimento individualizado;
• reuniões – palestras – eventos;
• Conselhos de Classe;
• trabalhos voluntários.
• Estudos, reflexões e aprofundamento relativos a práticas Avaliativas, presentes no processo ensino aprendizagem, para que o professor possa escolher os melhores procedimentos para sua prática.
• Realizar a Avaliação Institucional. 

4. CONDIÇÕES/RECURSOS
• Diretrizes Curriculares – de todas disciplinas – SEED.
• Propostas Curriculares elaboradas pelo Colégio.
• Livros – textos – documentos enquanto suporte para estudos.
• Calendário e Matriz Curricular .
• T odo ambiente escolar .
• Envolvimento de todos que fazem parte da Comunidade Escolar .
• Materiais e equipamentos do Colégio .

5. RESPONSÁVEL
Equipe Pedagógica. 

6. CRONOGRAMA

• Todo o ano letivo.

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PRINCÍPIOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL


A Superintendência de Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, tem como função gerir a política educacional do Estado a fim de garantir a formação de qualidade em todos os níveis e etapas de ensino atendendo às especificidades de cada localidade, assim como, as diversidades culturais em busca de uma educação, efetivamente, democrática no Estado do Paraná.
O objetivo da Superintendência de Educação é estabelecer e organizar o trabalho pedagógico e administrativo do sistema de ensino no Estado pautado nos seguintes princípios:

Defesa da educação como direito de todos os cidadãos;
Valorização dos profissionais da educação;
Garantia de escola pública, gratuita e de qualidade;
Atendimento à diversidade cultural;
Gestão escolar democrática, participativa e colegiada. 

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