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A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
Jean Piaget

 

 

REUNIÃO 5ª, 6ª, 7ª e 8ª SÉRIES - 2011

REUNIÃO SALA DE RECURSO - 2011

REUNIÃO COM PAIS DO ENSINO MÉDIO - 2011 

 

REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6° , 7° e 8° , 9°)

    No início do ano letivo, são relizadas foram realizadas reuniões com os pais dos alunos das 6°, 7°, 8° e 9°  Anos. Sao realizadas reuniões na quadra coberta do Colégio, com a fala da direção e direção auxiliar, fazendo as apresentações onde é dado as boas vindas aos pais presentes e relatado sobre:
- o sistema de funcionamento do Educandário,
-  melhorias que foram feitas no ambiente escolar; 
-  uso da carterinha, ( foi solicitado aos pais que acompanhem diariamente, pois nela são colocados recados, presença e ausência, atrasos dentre outros)
- o relato  aos pais que não será permitido o uso de celular, mp3, mp4 e outros bem como fone de ouvido, que se o aluno trouxer, será retirado do aluno e será entregue somente para os pais, 
- conversa sobre   o horário de aula de cada turno e o uso do Uniforme. 
- abordado o atraso devido ao transporte escolar, o aluno entrará pela entrada da secretaria no momento em que o transporte deixá-lo no colégio.
- cuidado com o Livro Escolar, encapá-lo com plástico transparente, colocar o nome, série e telefone. 
Filmes relacionados ao cuidado do livro escolar:
Filme 1 - Coruja
Filme 2 - Cuidando do Livro Didático
Filme 3 - Campanha do MEC para o cuidado do Livro Didático 

As Pedagogas, se apresentam e falam da função que desenvolvem no colégio, focam a importância do comprometimento dos pais no Ensino Aprendizado, colaborando com seus filhos nas tarefas, verificando periodicamente a carterinha, para saber se tem algum recado do Colégio, ou mesmo da orientação e professores. Colocam os Programas desenvolvido pelo Estado do Paraná, que são PPA ( onde o aluno frequenta quando tem necessidade específica em determinado conteúdo, no contraturno e ele pode frequentar somente determinado período desde que são sanadas as suas dificuldades momentâneas, podendo ser chamado aluno, cuja dificuldade foi observada durante as aulas. As disciplinas ofertadas são Matemática e Português. Outro programa ofertado é a Sala de Recursos, que será explanado em momento oportuno aos pais.

É feito um  pronunciamento sobre os livros didáticos, sua utilização para o processo de Ensino Aprendizagem, sendo que os filhos receberam e que é de responsabilidade dos alunos e dos pais a conservação  dos mesmos, pois terão que ser devolvidos ao final do ano letivo, em perfeitas condições de uso para o próximo ano, em que outro aluno irá receber. Ainda complementou sobre o livro de Inglês veio fornecido pelo MEC, visto da necessidade do aluno em aprender uma lingua estrangeira.
    
A seguir foram feitas  as apresentações dos professores que trabalham com as 6ª, 7ª, 8ª e 9ª  Anos, onde cada um dos professores presentes, colocou de forma suscinta, qual a sua metodologia de trabalho.

Após esta  apresentação dos professores encerram-se  as reunião ficando os professores, direção e equipe a disposição dos pais para esclarecimentos. Com o compromisso do livro didático, os pais retiraram os mesmos na biblioteca.
 
 As reuniões são realizadas separadamente mas o assunto tratado foi o mesmo, por este motivo que foi feito somente um relata.
Algumas informações complementares, clique AQUI


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PLANO DE AÇÃO COM PAIS



REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

-INSTRUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR POR BLOCOS NO ENSINO MÉDIO

Os estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Estado do Paraná que optarem em ofertar o Ensino Médio Regular na organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, adotarão matriz única, de implantação simultânea para o ano de 2010. As disciplinas da matriz curricular estarão organizadas anualmente em dois Blocos de Disciplinas Semestrais ofertados concomitantemente.
A carga horária anual da disciplina ficará concentrada em um semestre, garantindo o número de aulas da matriz curricular, pois os blocos de disciplinas são ofertados de forma concomitante nos dois semestres.
Cada Bloco de Disciplinas deverá ser cumprido em, no mínimo 100 dias no calendário escolar. A implantação da matriz única será automática no SAE. (Sistema de Administração Escolar)

- Organização:

- Matrícula: No início do ano letivo. Respeitando a série ou ano ao qual o aluno está matriculado.

- Transferência: As transferências entre estabelecimentos de ensino com a organização anual para a organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, seguirão as normas previstas na Deliberação n.º 09/2001-CEE sendo analisadas pela equipe pedagógica do estabelecimento de ensino.
Nas transferências entre estabelecimentos de ensino com organização por Blocos de Disciplinas Semestrais para a organização anual, o aluno aproveitará a carga horária e avaliações (notas, conceito, pareceres, etc) cumprindo normalmente todas as disciplinas da matriz curricular anual, seguindo a legislação vigente.
Nas transferências entre estabelecimentos de ensino com a mesma organização por Blocos de Disciplinas Semestrais, o aluno cumprirá o bloco de disciplinas faltante da série.
A matrícula agora será semestral, caso o aluno reprove no semestre, poderá cursar o semestre seguinte. O que não vai acontecer é cursar o ano seguinte.

- Avaliação: O sistema de avaliação a ser adotado deverá respeitar as normas vigentes no Sistema Estadual de Ensino no que diz respeito:
b) À apuração de assiduidade;
c) Aos estudos de Recuperação;
d) Ao aproveitamento de Estudos;
e) À atuação do Conselho de Classe.

- Frequência: Para aprovação, exigir-se-á o mínimo de 75% de frequência dos 200 dias letivos previstos


 Arquivo sobre Sala de Recursos




FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO: PAIS, ALUNOS, FUNCIONÁRIOS

 

1- AÇÃO

Viabilizar o processo ensino-aprendizagem de qualidade envolvendo os segmentos da comunidade escolar;
Escolha dos temas a serem discutidos/estudados segundo as necessidades da realidade escolar e do grupo a se reunir.

2-OBJETIVO

Buscar soluções para problemas do cotidiano escolar;
Proporcionar formação pessoal e profissional dos participantes;
Trocar experiências entre os segmentos reunidos (pais, alunos, funcionários).

3-DETALHAMENTO DA AÇÃO

Formação de grupos para estudo por segmento;
Escolha de temas segundo a necessidade da escola;
Discussão, troca de experiências e busca de soluções para os mesmos;
Motivação pessoal para melhor resultado, visando a auto-estima dos participantes.


4-CONDIÇÕES/RECURSOS

Textos diversificados para leituras e estudos;
Recursos audio-visuais;
Profissionais especializados na área de interesse.

5-RESPONSÁVEL

Direção, Equipe Pedagógica e profissionais convidados.

6 – CRONOGRAMA:

Durante o ano letivo ou em datas pré-determinadas pelo Calendário Escolar.

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Arquivo sobre a reunião das quintas séries de 2010.
 

 






































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