Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas




A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece, em saber o que é preciso fazer, mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois." 
Leon Tolstói
 



Símbolo do Magistério


CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM NÍVEL MÉDIO, MODALIDADE 
Formação de Docentes no Colégio Estadual Eron Domingues é "Uma História de Sucesso."

- Tem duração de 4 anos e oferta as disciplinas do Ensino Médio, as disciplinas específicas e o Estágio Supervisionado que é realizado em contra turno.

QUEM PODE MATRICULAR-SE
- Todos os alunos que concluíram a 8ª série e tenham disponibilidade para realizar 200 horas de estágio no período contra turno.

CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO NO CURSO 
- Nota mínima 6,0 (seis) para aprovação;
- Frequência igual ou superior a 75%; 
- Cumprimento integral da carga horário de Estágio Supervisionado / Prática de Formação (200 horas anuais)

QUAL O HORÁRIO DAS AULAS
Período vespertino 1°,2° 3°Ano: 13:15 às 17:35. h

Estágios no período matutino: 07:30 às 11:55 h

Período matutino 4° Ano: 07:30 às 11:55 h

Estágios no período Vespertino: 13:15 às 17:35 h 

Contra turno: aulas de Estágio Supervisionado e Estágios Práticos.
VANTAGENS
Possibilita uma ampla visão do processo de ensino e de aprendizagem.
Fornece subsídios para o prosseguimento dos estudos no Ensino Superior.
Prepara para o Mundo do Trabalho.
O aluno receberá um diploma que terá validade nacional e possibilitará atuar como professor de Educação Infantil e como professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

COMO SERÁ A MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES do Colégio Estadual Eron Domingues no Município de Marechal Cândido Rondon.
Inicialmente o aluno deverá incluir seu nome numa lista disponível na secretaria do Colégio. No mês de novembro os interessados deverão realizar a Pré Inscrição no Colégios Estadual Eron e entregar:

a) Original do Histórico Escolar (2 vias);
b) Fotocópia dos seguintes documentos;
- Cédula de Identidade;
- Comprovante de renda familiar per capita: (carteira de trabalho, contra cheque), comprovantes de todas as pessoas que trabalham na casa;
- Carteira de vacina;
- Talão de energia elétrica;
- Certidão de nascimento. 

Formação de Docentes no Colégio Estadual Eron Domingues é "Uma História de Sucesso."

Objetivos da Educação Profissional: Curso Normal:

I - Formar educandos competentes, críticos, afetivos, que tenham conhecimento e compreensão do processo Ensino e Aprendizagem, e que sejam comprometidos com a transformação de seus futuros alunos e da sociedade em que estão inseridos através de atuação ética profissional.

II - Formar Docentes em nível médio, autônomos e solidários, capazes de investigar os problemas que se colocam no cotidiano escolar, de utilizar os conhecimentos, recursos e procedimentos necessários às suas soluções, avaliar a adequação das escolhas que forem efetivadas, e ainda, devido as transformações porque passam as sociedades, analisar as consequências dos novos paradigmas do conhecer.


DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA
PROFESSORAS ENVOLVIDAS: MARISTELA DUPOND
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MIRNA WISSMANN

JUSTIFICATIVA

Pelo jogo simbólico a criança exercita não só o aspecto cognitivo, mas também suas habilidades motoras ( saltar, girar, rolar, transportar), desenvolve o equilíbrio  emocional e a autonomia, elementos  fundamentais para o sucesso das aprendizagens  futuras , confiança em si mesma e em suas capacidades.
Realizar esse projeto na Escola Waldomiro Liessen, traz para os alunos de Formação de Docente, Aproveitamento de estudos  uma pesquisa sobre as brincadeiras de rodas e seu resgate, onde as atividades precisam ser  organizadas para atingir todos os alunos do educandário.
Justifica-se esse projeto pois há algum tempo atrás  as crianças não tinham tantos brinquedos  como as atuais, por isso tinham que usar mais a criatividade para criá-los.

OBJETIVO GERAL
Aplicar o Projeto Ludicidade na Escola Séries Iniciais, na Escola Municipal Waldomiro Liessen, do município de Marechal Cândido Rondon.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Aplicar os estudos realizados no decorrer das aulas de Prática de Ensino  com busca ao resgate de brincadeiras de roda.
– Criar momentos de interação entre diferentes faixas etária presente no educandário, para realização das atividades em oficinas e gincana.
– Apresentar contação de história baseadas em literatura Afro Brasileira.
– Oferecer aos formadores docentes a realidade da educação municipal, desde o espaço físico até o relacionamento interpessoal de professor X aluno.

METODOLOGIA

Os alunos em grupos organizarão oficinas com materiais alternativos e prepararão todo o espaço para receber e trabalhar com as crianças da Escola Municipal Waldomiro Liessen. Será organizada em momentos de vinte minutos cada oficina. Após o rodízio de todas as oficinas que são ( confecção de petecas e pé de lata e bilboquê, quebra-cabeça gigante, origami, bolinhas de sabão, teatro bugiganga, cama elástica, dominó gigante, pintura facial, contação de histórias com materiais lúdicos) Após será realizado lanche.
Dando sequência as atividades será realizada gincana interativa sendo composta pelas seguintes provas( corrida do ovo, canudo na garrafa, balão x copo, bambolê maluco, dança do balão).
Para finalizar a manhã e tarde do projeto foi apresentado em mídia o livro animado Menina Bonita do Laço de fita, trabalhando assim com a inclusão da atividade afro-brasileira.

AVALIAÇÃO

O presente projeto será avaliado no final das atividades onde cada criança apresentará oralmente a sua participação.

Fotos do Evento





























Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito