É verdadeiramente sábio o homem que não para de aprender, quer tenha 20 ou 80 anos. 1. Acompanhar a efetivação da Proposta Curricular do Curso para a consolidação do processo de formação integrada;
2. Em conjunto com os Docentes de aulas teóricas, Coordenador de Curso e Coordenador de Estágio, elaborar normas e atividades de estágio; 3. Manter disponível a Proposta Curricular do Curso e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Estabelecimento; 4. Orientar, analisar e acompanhar com o Pedagogo o processo de elaboração do Plano de Trabalho Docente; 5. Indicar e sugerir aos Docentes, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo) metodologias de ensino adequadas à concepção do curso e recursos didáticos apropriados e atualizados; 6. Possibilitar e incentivar os docentes quanto à promoção de atividades complementares extra curriculares do curso como: palestras, seminários, debates, visitas técnicas, etc.; 7. Participar da (re)organização da biblioteca verificando a disponibilidade de bibliografias para pesquisas e a necessidade de aquisição de livros, periódicos, etc.; 8. Promover e coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo) reuniões pedagógicas e grupos de estudos para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico, visando a elaboração de propostas de intervenção para aperfeiçoar a proposta do curso; 9. Proceder, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem dos alunos; 10. Organizar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a hora atividade dos Docentes do curso, de maneira a garantir que esse espaço/tempo seja de efetivo trabalho pedagógico; 11. Estimular e acompanhar a frequência dos Docentes, negociando antecipadamente sua substituição (troca de horário) e reposição de aulas; 12. Organizar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), o Pré Conselho e o Conselho de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão ação sobre o trabalho pedagógico, bem como, acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões; 13. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a entrega de notas/frequência dos alunos junto à Secretaria da Escola; 14. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), através do Livro de Registro de Classe a frequência, faltas, desempenho, recuperação paralela, evasão dos alunos; 15. Orientar o corpo administrativo quanto à concepção e objetivos do curso para atendimento adequado às necessidades do mesmo; 16. Manter um relacionamento de cordialidade, estímulo e atenção aos alunos; 17. Acompanhar o processo de Matrículas, transferências, remanejamentos de alunos; 18. Organizar reuniões com os alunos para: incentivá-los quanto à permanência no curso mostrando a importância do mesmo; informação quanto à diversidade do mundo do trabalho e a profissionalização que o curso oferece; 19. Elaborar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), junto aos professores o regulamento de uso dos espaços pedagógicos; 20. Apoiar e facilitar o acesso à biblioteca, laboratórios, Internet; 21. Orientar alunos quanto às dúvidas em relação aos conteúdos, horários de aula, dentre outros; 22. Promover a intermediação com o mundo do trabalho (estágio, práticas); 23. Coordenar a elaboração ou reelaboração de normas ou critérios específicos para a operacionalização dos estágios, junto ao Professor Orientador de Estágio e os docentes do curso; 24. Assessorar o Professor Orientador de Estágio nas questões pedagógicas e práticas do estágio; 25. Articular junto à Coordenação de Estágio, novas parcerias para firmar cooperação técnica; 26. Promover intercâmbio com outras instituições formadoras afins ao Curso; 27. Acompanhamento ao planejamento e a execução dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (quando houver) junto aos professores encarregados da orientação dos alunos; 28. Participar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), do processo decisório e ações referentes à infra estrutura e recursos materiais (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, ambientes especiais, instalações e equipamentos gerais e específicos); 29. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a distribuição, conservação e utilização dos livros, periódicos, equipamentos pedagógicos e de laboratórios; 30. Coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a elaboração de critérios para a aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos de laboratórios, livros e outros; 31. Coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a utilização dos laboratórios do curso; 32. Dominar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), os pressupostos teóricos da Educação Profissional (Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Profissional), do Curso e do PPP do Colégio; 33. Acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), o processo de avaliação institucional do Curso e do Estabelecimento; 34. Comparecer às reuniões convocadas pelo Colégio. ![]() |