Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
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É verdadeiramente sábio o homem que não para de aprender, quer tenha 20 ou 80 anos.
Henry Ford

Símbolo do Curso de Formação Docente



1. Acompanhar a efetivação da Proposta Curricular do Curso para a consolidação do processo de formação integrada;
2. Em conjunto com os Docentes de aulas teóricas, Coordenador de Curso e Coordenador de Estágio, elaborar normas e atividades de estágio;
3. Manter disponível a Proposta Curricular do Curso e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Estabelecimento;
4. Orientar, analisar e acompanhar com o Pedagogo o processo de elaboração do Plano de Trabalho Docente;
5. Indicar e sugerir aos Docentes, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo) metodologias de ensino adequadas à concepção do curso e recursos didáticos apropriados e atualizados;
6. Possibilitar e incentivar os docentes quanto à promoção de atividades complementares extra curriculares do curso como: palestras, seminários, debates, visitas técnicas, etc.;
7. Participar da (re)organização da biblioteca verificando a disponibilidade de bibliografias para pesquisas e a necessidade de aquisição de livros, periódicos, etc.;
8. Promover e coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo) reuniões pedagógicas e grupos de estudos para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico, visando a elaboração de propostas de intervenção para aperfeiçoar a proposta do curso;
9. Proceder, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem dos alunos;
10. Organizar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a hora atividade dos Docentes do curso, de maneira a garantir que esse espaço/tempo seja de efetivo trabalho pedagógico;
11. Estimular e acompanhar a frequência dos Docentes, negociando antecipadamente sua substituição (troca de horário) e reposição de aulas;
12. Organizar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), o Pré Conselho e o Conselho de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão ação sobre o trabalho pedagógico, bem como, acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões;
13. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a entrega de notas/frequência dos alunos junto à Secretaria da Escola;
14. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), através do Livro de Registro de Classe a frequência, faltas, desempenho, recuperação paralela, evasão dos alunos;
15. Orientar o corpo administrativo quanto à concepção e objetivos do curso para atendimento adequado às necessidades do mesmo;
16. Manter um relacionamento de cordialidade, estímulo e atenção aos alunos;
17. Acompanhar o processo de Matrículas, transferências, remanejamentos de alunos;
18. Organizar reuniões com os alunos para: incentivá-los quanto à permanência no curso mostrando a importância do mesmo; informação quanto à diversidade do mundo do trabalho e a profissionalização que o curso oferece;
19. Elaborar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), junto aos professores o regulamento de uso dos espaços pedagógicos;
20. Apoiar e facilitar o acesso à biblioteca, laboratórios, Internet;
21. Orientar alunos quanto às dúvidas em relação aos conteúdos, horários de aula, dentre outros;
22. Promover a intermediação com o mundo do trabalho (estágio, práticas);
23. Coordenar a elaboração ou reelaboração de normas ou critérios específicos para a operacionalização dos estágios, junto ao Professor Orientador de Estágio e os docentes do curso;
24. Assessorar o Professor Orientador de Estágio nas questões pedagógicas e práticas do estágio;
25. Articular junto à Coordenação de Estágio, novas parcerias para firmar cooperação técnica;
26. Promover intercâmbio com outras instituições formadoras afins ao Curso;
27. Acompanhamento ao planejamento e a execução dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (quando houver) junto aos professores encarregados da orientação dos alunos;
28. Participar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), do processo decisório e ações referentes à infra estrutura e recursos materiais (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, ambientes especiais, instalações e equipamentos gerais e específicos);
29. Orientar e acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a distribuição, conservação e utilização dos livros, periódicos, equipamentos pedagógicos e de laboratórios;
30. Coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a elaboração de critérios para a aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos de laboratórios, livros e outros;
31. Coordenar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), a utilização dos laboratórios do curso;
32. Dominar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), os pressupostos teóricos da Educação Profissional (Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Profissional), do Curso e do PPP do Colégio;
33. Acompanhar, em articulação com a equipe pedagógica (Pedagogo), o processo de avaliação institucional do Curso e do Estabelecimento;
34. Comparecer às reuniões convocadas pelo Colégio.

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