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"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
Albert Schwweitzer

 











Atribuições
A Direção é um órgão que preside o funcionamento dos serviços escolares, para que os objetivos propostos no início do ano letivo, juntamente com todos os Professores, Equipe Pedagógica, Auxiliares Administrativo, Auxiliares de Serviços Gerais, APMF e Conselho Escolar, sejam alcançados. 

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Direção

Compete ao Diretor

1. Elaborar e coordenar seu plano de ação, bem como o Projeto Político Pedagógico, que norteia qualquer ação a ser desenvolvida pelo Colégio;
2. Convocar e presidir reuniões com professores, pais, Conselho Escolar e APMF;
3. Elaborar planos de aplicações financeiras com Conselho Escolar e APMF;
4. Coordenar a implementação das diretrizes pedagógicas emanadas da Secretaria de Estado da Educação;
5. Aplicar normas, procedimentos e medidas administrativas baixadas pela Secretaria de Estado de Educação;
6. Repassar informações recebidas do Núcleo Regional de Educação e ou Secretaria de Estado de Educação aos professores e funcionários do Colégio;
7. Aplicar medidas saneadoras às irregularidades verificadas, no âmbito do Colégio e fazer cumprir a legislação em vigor;
8. Supervisionar o bom andamento dos trabalhos docentes e discentes, juntamente com sua Equipe Pedagógica;
9. Administrar todo o patrimônio escolar em conformidade com a lei vigente;
10. Criar, elaborar e desenvolver juntamente com a Equipe Pedagógica e professores, projetos relacionados a temas diversos ou oportunos para o enriquecimento escolar;
11. Adquirir materiais didáticos comprometidos com a política educacional da Secretaria de Estado de Educação, ou que forem solicitados pelos professores para o desenvolvimento das atividades em sala de aula;
12. Assegurar, para que no âmbito escolar, não ocorra tratamento discriminativo de cor, raça, sexo, religião e classe social;
13. Observar o cumprimento dos horários das aulas, aulas de hora atividade, bem como o cumprimento do calendário escolar;
14. Elaborar no início do ano letivo, o horário semanal das turmas e repassar aos professores;
15. Propor medidas para melhorar o aproveitamento escolar, integração e relacionamento de alunos, professores e funcionários;
16. Assinar documentos enviados pelo Núcleo Regional de Educação ou da Secretaria Escolar;
17. Fazer reuniões periódicas sempre que necessário para tomada de decisões, junto aos Professores, Equipe Pedagógica e Funcionários;
18. Instituir grupos de trabalho ou comissões para desenvolver, colocar em prática ações definidas em reuniões, ou atender problemas e situações emergenciais;
19. Propor a Secretaria de Estado da Educação, alterações na oferta de serviço de ensino prestado pela escola, abrindo cursos, ampliando ou reduzindo o mínimo de turmas e composições de classes.

Compete ao Diretor Auxiliar

É um órgão que auxilia nas competências que cabem ao Diretor e o substitui sempre que necessário, ajudando-o a administrar o Estabelecimento de Ensino para que os objetivos educacionais sejam alcançados.

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Diretora AuxIliar

É um órgão que auxilia nas competências que cabem ao Diretor e o substituir sempre que necessário, ajudando-o a administrar o Estabelecimento de Ensino para que os objetivos educacionais sejam alcançados. 

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Extraído na íntegra do PPP 2016




AUTONOMIA ADMINISTRATIVA


Elabora planos, programas e projetos, organiza a escola a sua realidade. 

Refere-se à organização escolar, a direção como coordenadora de um processo educativo que envolve relações externas e internas com a comunidade escolar. 


AUTONOMIA PEDAGÓGICA


O PPP por ser um projeto construído coletivamente, a autonomia pedagógica torna-se um fator importante na busca de sua identidade, tanto na forma como organiza seu trabalho e direciona sua gestão. 

Na gestão democrática, tanto na organização do projeto pedagógico bem como ao executá-lo e avaliá-lo e propor ações para atingir os seus objetivos, é necessário esta autonomia, porém implica em direitos e deveres e principalmente compromisso e responsabilidade dos envolvidos. 

A autonomia pedagógica está voltada especificamente ao ensino e a pesquisa e tem como fio condutor a construção do Projeto Político Pedagógico, que deve ser coordenado e elaborado coletivamente, oportunizando a participação dos profissionais da Escola e Comunidade Escolar na sua construção, levando em consideração as políticas públicas vigentes. 

A autonomia pedagógica tem este poder decisório quando se refere especificamente à melhoria do processo ensino aprendizagem, a forma de organização do tempo e espaço, do pessoal docente em fazer parcerias e outros convênios de cooperação técnica. 


AUTONOMIA FINANCEIRA

Os recursos financeiros que dão à instituição condições de funcionamento. A escola administra os recursos repassados pelo Estado, bem como outras fontes de recursos, juntamente com a APMF, Conselho Escolar. A Escola elabora e executa sua proposta pedagógica, define sua responsabilidade em administrar seus recursos financeiros, organizando seu orçamento, prestando contas da aplicação ao Conselho Escolar e APMF, submetendo-se a aprovação dos mesmos. 


AUTONOMIA JURÍDICA

Com base na Autonomia Jurídica a Escola elabora normas e orientações escolares. No início de cada ano, na Semana Pedagógica, são ratificadas as Normas para o Bom Funcionamento do Colégio, que foram elaboradas pelo quadro docente, é fundamental que cada professor coloque-as em prática. 

Com o corpo discente, por sua vez, durante o primeiro mês letivo são coletadas contribuições para as Normas de Conduta dos Estudantes, elaboradas e publicadas.
E, sempre que se faz necessário são produzidas e divulgadas orientações escolares.

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