Órgãos Colegiados da Escola
Registro de Classe On-line Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

01/10/2009 - CONVÊNIOS DA SEED PARA O SERVIDOR PÚBLICO DO PR



Um conjunto de programas conduzidos pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) busca melhorar a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais facilitando para eles o acesso a serviços importantes.

Esses programas complementam as ações de valorização dos quadros de pessoal que o Governo do Paraná vem desenvolvendo, como a de remuneração salarial digna e a de qualificação profissional.

Em síntese, os programas estimulam a formação educacional não só dos servidores como dos familiares, oferecem opções de cultura, esporte e lazer, e até auxiliam na obtenção de financiamento da casa própria.

Para a efetivação de boa parte dessas iniciativas, a Secretaria da Administração conta com a parceria dos bancos públicos que operam as contas do Estado, entre elas as do depósito de vencimentos e aposentadorias do funcionalismo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Confira, a seguir, um resumo do que consistem essas ações:



CASA PRÓPRIA DO SERVIDOR



- O que é: parcerias do Governo do Paraná com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso, por parte do funcionário público do Poder Executivo estadual, ao crédito imobiliário. Por meio do Banco do Brasil, o servidor estadual pode financiar a compra da casa própria com desconto da prestação direto na conta na qual recebe o salário. Pela Caixa, o servidor pode financiar tanto a aquisição de imóvel (apartamento, casa, terreno) como a reforma da residência e a compra de materiais de construção. Também pela Caixa, o servidor pode utilizar a modalidade “carta de crédito associativa”, pela qual o financiamento é feito por duas ou mais pessoas e é concedido diretamente a esse grupo ou para uma entidade organizadora. Esse modelo segue o utilizado pela Cohapar.

- Beneficiados: servidores estaduais, civis e militares, da ativa, aposentados e pensionistas.

- Como usufruir: procurar uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. 



SERVIDOR SÓCIO AABB



- O que é: parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) que permite ao servidor público do Poder Executivo estadual tornar-se sócio da AABB de sua cidade e utilizar todos os serviços e atividades oferecidos pela associação, em qualquer unidade do país. O desconto da mensalidade é direto no salário e os valores serão os mesmos cobrados dos funcionários do banco.

- Quem pode participar: servidores públicos estaduais que têm conta no Banco do Brasil, pela qual poderá ser feito o desconto da mensalidade.

- Como participar: o servidor interessado deve procurar a AABB mais próxima.



PR-FORMAR

- O que é: o Programa de Incentivo à Formação do Servidor e Familiares (PR-Formar) consiste na possibilidade de o servidor ter descontado, direto no contracheque, a mensalidade escolar dele próprio ou do dependente. Podem ser descontadas mensalidades de educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior, e pós-graduação. O pagamento direto pelo contracheque, por ser garantia ao estabelecimento de ensino de que a mensalidade será sempre paga em dia, possibilita que o servidor negocie com a instituição uma mensalidade com desconto maior.

- Beneficiados: servidores públicos estaduais do Poder Executivo, efetivos, civis e militares, bem como seus dependentes legais.

- Como usufruir: é preciso que o estabelecimento de ensino tenha cadastro no Setor de Consignações do DRH da Seap. Se houver, o servidor deve providenciar a consignação (ou seja, o desconto em folha propriamente dito) utilizando o “PR-Consig” (sistema informatizado de consignações do funcionalismo do Governo do Paraná. Ele deve procurar a unidade de RH do órgão onde trabalha para obter mais informações, tirar dúvidas ou ser auxiliado, se necessário.



TEATRO PARA O SERVIDOR



- O que é: parceria entre o DRH da Seap e o Centro Cultural Teatro Guaíra. Oferece ingressos para o servidor e um convidado seu para as apresentações artísticas da programação do Teatro Guaíra (shows musicais, peças de teatro e outras).

- Beneficiados: servidores públicos estaduais do Poder Executivo, civis e militares.

- Como usufruir: as apresentações com vagas reservadas ao servidor e um convidado são divulgadas via Expresso, o correio eletrônico corporativo do Governo do Estado. Quem não tem acesso a internet, deve procurar a unidade de RH do órgão onde trabalha para ser informado da programação.



OBSERVAÇÃO – Informações mais detalhadas sobre esses programas estão no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br ) ou podem ser solicitadas pelo funcionário na unidade de RH do órgão onde trabalha.






















Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito