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30/10/2009 -NRE DE TOLEDO E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA NOTA SOBRE A MATRIZ CURRICULAR. Clique aqui...



Instrução N.º 011/2009



NRE Toledo Discute o Ensino Médio Por Blocos



A Instrução N.º 011/2009 de 16 de outubro de 2009 da SUED/SEED trouxe as informações sobre a elaboração da nova Matriz Curricular que os estabelecimentos de ensino deverão elaborar até o final de novembro. 

O maior enfoque  em torno da obrigatoriedade da Língua Estrangeira Moderna, sendo de autonomia do estabelecimento a inclusão do Espanhol na matriz curricular como disciplina obrigatória ou o seu oferecimento no CELEM, caso não esteja na grade.

Também as disciplinas de Sociologia e Filosofia agora fazem parte da Base Nacional Comum e, dado este fato, haverá 12 disciplinas por ano em pelo menos duas séries do Ensino Médio. Sendo assim, com a carga horária de 25 horas semanais proposta pela instrução, cada uma das disciplinas da Base Comum teria duas horas-aula por semana e somente uma disciplina, três aulas.

A APP-Sindicato defende, por isso, que as escolas tenham autonomia para aumentar a carga horária semanal para além das 25 horas-aula, podendo desta forma atribuir mais aulas às disciplinas tradicionalmente básicas para a aprendizagem dos demais conteúdos.

Este é o momento da comunidade da escola discutir amplamente a matriz curricular e garantir que esta matriz atenda às necessidades e às prioridades de cada estabelecimento escolar.

Acesse os documentos encaminhados à SEED nos links a seguir: 



Fonte: Secretaria Estadual da APP



NRE Toledo Discute o Ensino Médio Por Blocos



O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou nesta manhã de quinta-feira, 29, no Centro Cultural Ondy Niederauer, da Vila Pioneiro, uma reunião com os diretores, pedagogos e secretários dos estabelecimentos de ensino dos 16 municípios jurisdiscionados, afim de apresentar a proposta de ensino médio por blocos.

As responsáveis por conduzir a discussão e apresentar a proposta aos educadores, foram as técnicas da SEED – Secretaria de Estado da Educação, Edna Amâncio e Ivanilde Almeida. Edna explicou como funciona a modalidade: “O Ensino Médio por blocos divide as séries em dois blocos semestrais de seis disciplinas, de forma que, o aluno que precisar abandonar os estudos naquele ano, após completar um bloco de disciplinas, não estará reprovado e terá a oportunidade de voltar no ano seguinte para terminar o outro bloco, que ficou pendente.” ela também afirmou na reunião que o objetivo desta modalidade é diminuir a repetência e a evasão escolar, bem como dar oportunidade de continuidade de estudos aos alunos evadidos.

A nova modalidade não é obrigatória, depois desta reunião os diretores irão decidir junto aos professores e a comunidades escolar, se a proposta é viável e vem ao encontro dos anseios do colégio ou não. O chefe do NRE, Aparecido Mendes Cardoso, lembrou que é um dever da escola contribuir para a superação da evasão escolar, “Os diretores e comunidade devem se pautar nos fatos e nos números da evasão em sua escola para tomar esta decisão”, afirmou, e colocou a equipe do Núcleo Regional de Educação a disposição para esclarecer dúvidas e, se necessário, participar da discussão na escola. 



Fonte NRE Toledo






















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