10/09/2013- UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ ESTÃO ENTRE AS 50 MELHORES DO BRASIL

Data 10/9/2013 8:10:00 | Assunto: Assunto

Ensino Superior!

Duas universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupam o 22.º e 23.º lugares das 192 instituições avaliadas. O Ranking Universitário Folha 2013 (RUF) foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Primeira no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em nono na classificação geral do país. Leia mais...


Ensino Superior

Duas universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupam o 22.º e 23.º lugares das 192 instituições avaliadas. O Ranking Universitário Folha 2013 (RUF) foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Primeira no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em nono na classificação geral do país.



O ranking classifica as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação, pela pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. Nestas classificações setorizadas, a UEM, por exemplo, aparece em 14.º lugar, quando a inovação é analisada, e em 17.º, com relação ao ensino.



No rol das 50 melhores instituições de ensino superior foram classificadas ainda outras duas do sistema público do Paraná mantido com recursos do governo estadual: a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) ficou em 45.º e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 46.º.



Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a classificação é resultado do investimento do governo do Estado no sistema de ensino superior, com reflexos na pesquisa, na qualificação dos docentes e no empenho dos servidores.



REGIÕES – De acordo com a Folha de S. Paulo, a s regiões Sul-Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país. São Paulo aparece à frente, com cinco instituições, seguido por Rio de Janeiro (quatro), Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (três cada) e Santa Catarina (uma). O Nordeste tem quatro (Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco) e o Centro-Oeste, duas (Goiás e Distrito Federal). O ranking geral é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP) seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A região Norte não aparece no grupo principal.



INDICADORES - Em sua segunda edição, o RUF manteve a filosofia e aperfeiçoou a metodologia para contemplar duas grandes áreas de interesse: a produção científica – aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação – e a graduação, calcada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho.



São avaliados cinco indicadores, subdivididos em 16 subindicadores, que geram rankings independentes e podem ser consultados separadamente. A avaliação contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do MEC, o Inep).



Na área de graduação que está a maior novidade deste ano: o ranking de ensino, uma análise extensiva inédita dos indicadores dos cursos ministrados em 2.358 instituições.



Conduzido pelo Datafolha, o levantamento usa basicamente os mesmos critérios de ensino e mercado do ranking geral de universidades, mas com adaptações metodológicas para atender às diferenças de propósitos das instituições.



Outra novidade do RUF 2013 é a criação do ranking de internacionalização, liderado na estreia pela Universidade Federal do ABC. Criada em 2005 e com um modelo inovador de ensino, a instituição tem 100% de docentes com doutorado e desponta no 21.º lugar do ranking de pesquisa científica do RUF.



Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br



Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná





Está notícia foi publicada no "61 ANOS - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO" CE ERON DOMINGUES EFMN
http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1355