ENSINO DE HISTÓRIA: PIBIDIANOS E ALUNOS DO COLÉGIO ERON DOMINGUES NO JOGO NARRATIVO E DE TABULEIRO

Data 2/12/2019 14:30:00 | Assunto: Assunto

Durante os dias 20 e 21 de novembro, os alunos do PIBID/História - Unioeste, com a orientação e coordenação da Prof. Dra Aparecida D'Arc Souza, desenvolveram com os alunos do 7º ano C, 3ª série B e 3ª série C, do Colégio Estadual Eron Domingues, turmas da professora supervisora do subprojeto, Judite V. Schmitt, práticas no ensino de história: O jogo narrativo e de tabuleiro. Uma maneira lúdica e dialogada de ensinar e compreender a história, através de cartas expositivas e explicativas.

O objetivo do jogo narrativo e de tabuleiro nas aulas de História é ser um instrumento de aprendizagem, como por exemplo: fixação do conteúdo, retomar o conteúdo, auxiliar na contextualização do recorte temporal, interpretação dos fatos históricos que foram apresentados no jogo e compreender as ações dos sujeitos que viveram no período estudado. Assim, tornando o conteúdo mais significativo para o aluno.

O desenvolvimento do jogo narrativo e de tabuleiro, em sala de aula, auxilia o professor na introdução de um tema, atividade de fixação ou de avaliação para a turma.

Os temas apresentados nos jogos narrativos pelos bolsistas do PIBID/História estão de acordo com o PTD do 3º trimestre da disciplina de História do 7º ano C (O bandeirantismo e a colonização brasileira) e  3ª série B (O Brasil contemporâneo - relações de trabalho o Brasil). O jogo de tabuleiro foi aplicado com a 3ª série C ( O mundo contemporâneo - globalização, maio ambiente e consumismo).




Está notícia foi publicada no "61 ANOS - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO" CE ERON DOMINGUES EFMN
http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1994